Notícias

Entrevista - Heaven & Hell: Tony Iommi fala sobre "The Devil You Know"

Por Paulo Araújo | Em 07/06/2009 - 19:44
Fonte: Alquimia Rock Club

Robert Gray do Ultimate-Guitar.com recentemente conduziu uma entrevista com o guitarrista do HEAVEN AND HELL/BLACK SABBATH Tony Iommi como parte da série "Hit The Lights." Tópicos da discussão incluiram o álbum do HEAVEN AND HELL "The Devil You Know", trabalhar no Rockfield Studios, a reunião com Ronnie James Dio, e o que tem impedido um álbum do BLACK SABBATH com Ozzy Osbourne. Segue alguns trechos da conversa.

Sobre como "The Devil You Know" surgiu:

"Nós excursionamos no Japão como parte da nossa última viagem, e saímos para jantar. Nós começamos a conversar, e bebemos umas. Alguém disse 'Alguem pensa em escrever um novo álbum?' e todo mundo respondeu 'Sim, é uma idéia. Por que não fazemos isso?' Realmente, foi assim que 'The Devil You Know' começou".

Sobre como as coisas fluiram após o início das composições para "The Devil You Know":

"Nós apenas escrevemos algum material no meu estúdio - 'Breaking Into Heaven' foi a primeira música que escrevemos, eu acho. Eu então apenas continuei a escrever alguns riffs e reunir algumas ideias, colocando-as em um CD. Os outros membros fizeram o mesmo. Nós concordamos em nos reunir em Los Angeles. Eu viajei até lá, e então todos nós apresentamos nossas ideias. Nós ouvimos todas em um quarto e dissemos, 'Yeah, vamos trabalhar nisso.' Quando terminamos de escrever 'The Devil You Know', em Los Angeles, entramos em um estágio de pré-produção onde tocamos tudo ao vivo, e apenas continuamos a tocar aquele material até estarmos acostumados a tocar cada música. Quando fomos para o País de Gales, nós poderíamos apenas entrar no estúdio e tocar aquelas músicas. Não tivemos que tocar aquelas músicas cinco ou seis vezes, pois as conhecíamos, e pudemos tocá-las dentro dos dois primeiros takes. Essa foi a grande sacada sobre a gravação do 'The Devil You Know'".

Sobre 'The Devil You Know' ter muitas músicas lentas:

"Sim, nós escrevemos algumas músicas lentas. Se você voltar e escutar bastante do nosso material antigo, você irá perceber que também é lento. Nem tudo o que escrevemos foi rápido, mas eu acho que as pessoas pensam que nós sempre escrevemos músicas rápidas. Nós não o fizemos. Sempre incluímos de duas a três canções rápidas em um álbum, mas normalmente é só isso. Nunca escrevemos um álbum apenas com canções rápidas. Nós sempre escrevemos uma seleção de faixas lentas e rápidas, e foi exatamente isso que fizemos em 'The Devil You Know'. Escrevemos de duas a três canções rápidas, enquanto o resto são lentas. Poderiamos escrever um álbum de músicas rápidas, mas o que fazemos é escrever material que gostemos na hora".

Sobre o que impediu um novo álbum do Black Sabbath com Ozzy Osbourne:

"Realmente, um dos problemas foi comunicação, e estar disponível para trabalhar em um novo álbum. Ozzy tinha todos esses projetos da MTV, e outras coisas também. Se você vai gravar um álbum, você tem que canalizar toda a sua concentração naquilo. Você não pode gastar um dia gravando um álbum, gastar outro dia cuidando de um projeto de TV, e gastar outro dia dando entrevistas. Você tem que ir em frente, e gravar um álbum. Você tem que canalizar sua mente em gravar aquele álbum, e ficar envolvido em fazê-lo. Caso contrário, não vale a pena".

Sobre o baixista Geezer Butler dizer que o material não usado do Black Sabbath se assemelhava com o material solo de Ozzy Osbourne:

"Isso é possível, mas não me lembro. Ozzy escreveu muito material solo, e um dos problemas com ele é o fato que ele sempre tende a combinar a carreira solo dele com o que estamos fazendo. Nós não queremos que nosso som seja igual ao seu material solo. Algumas vezes ele trata o Black Sabbath dessa forma, e nós não somos esse tipo de grupo".

Sobre se o HEAVEN AND HELL irá tocar todas as faixas do "Heaven And Hell" durante 2010 para comemorar seu aniversário de 30 anos:

"Nós devemos tocar todas as faixas do 'Heaven and Hell' ao vivo. Para ser honesto, o tempo passa tão rápido que você se esquece de quanto tempo ja se passou. O primeiro álbum do SABBATH foi lançando 40 anos atrás."



Paulo Araújo

 Membro Fundador




blog comments powered by Disqus