Notícias

Faleceu o baixista do Soft Machine Hugh Hopper

Por Fabiano Cruz | Em 11/06/2009 - 12:49

Fonte: Poeira Zine


O talentoso baixista britânico Hugh Hopper morreu  no dia 7 de junho de 2009, aos 64 anos de idade.

 

Hooper se tornou notoriamente conhecido através da banda Soft Machine, uma das precursoras do rock psicodélico e do jazz/fusion no Reino Unido, da qual fez parte de 1968 a 1972. O baixista foi peça fundamental da lendária “Canterbury prog-rock scene”.

 

Desde 2008 o músico vinha passando por sessões de quimioterapia, devido a um câncer instalado em sua corrente sanguínea (leucemia).

 

Após o sucesso com o Soft Machine, Hooper seguiu uma proeminente carreira solo, que gerou frutos como os álbuns “1984” (lançado em 1973) – o qual foi inspirado na clássica obra de George Orwell – e reuniões com vários artistas importantes da época, entre eles: Charles Hayward, Lol Coxhill and Orphy Robinson, além de integrantes de sua ex-banda, com os quais montou o grupo Wilde Flowers. Também participou de projetos como o Gilgamesh e o Isotope.

 

Hooper, que deixou sua marca na cena do rock progressivo e do jazz ao redor do mundo, com sua técnica inovadora nas quatro cordas, será homenageado na edição de julho da revista inglesa Jazzwise.



Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.




blog comments powered by Disqus