Aprovado em comissão projeto de lei que cria "Dia do Heavy Metal" em São Paulo
Fonte: Assessoria de imprensa do gabinete do vereador Quito Formiga
Foto: André Alves BG (@andrealvesbg)
Ontem (05/02), a comissão de educação, cultura e esportes deu parecer favorável ao projeto de Lei 400/2019, de autoria do vereador Quito Formiga, que altera a lei nº 14.485 de 19 de julho de 2007, para incluir no calendário oficial do município de São Paulo o “Dia Municipal do Heavy Metal”, a ser comemorado anualmente no dia 8 de junho.
O Projeto segue para aprovação em outras comissões, mas este já é o primeiro e importante passo para um justo reconhecimento do estilo musical como manifestação cultural que faz parte da história da cidade. A data escolhida é uma homenagem a Andre Matos, ícone do Heavy Metal que faleceu aos 47 anos vítima de um infarto fulminante, no dia 8 de junho de 2019.
Andre foi cantor, compositor, maestro e pianista, ex-membro das bandas Angra, Shaman, Viper, Virgo e Symfonia; fez participações especiais em bandas como Avantasia e Aina, além de seu trabalho com sua banda solo e inúmeras outras participações em vários outros projetos. Foi eleito o 77º melhor cantor do mundo de todos os tempos pela revista Rolling Stone Brasil e também o melhor cantor do Brasil, levando sua arte com bastante destaque pelo mundo afora.
Vereador da cidade de São Paulo, Quito Formiga protocolou o PL 400/2019 no dia 11 de junho de 2019 em meio ao luto pela morte de seu ídolo e com o intuito de homenageá-lo. O vereador tem apoiado eventos voltados ao Rock ao longo de seu mandato, como o festival Rock in SP, que teve sua primeira edição em novembro de 2019 e já tem seu apoio garantido para mais uma edição em 2020; dentre outros eventos, Quito Formiga também apoia o Guarapiranga Motofest, grande evento reunindo motoclubes de diversas regiões do município.
Membro Idealizador do Projeto, Produtor de Eventos e Produtor Cultural, atuando profissionalmente na área de eventos desde 1993, na produção técnica/artística com serviços prestados em praticamente todos os veículos de comunicação: teatro, televisão, eventos sociais e coorporativos, desfiles, portal web etc. Na Produção Cultural com atividades em organizações do terceiro setor atuou como Diretor de Eventos do I.A.C.E ( Instituto de Ação Cultural e Ecológica) desde o ano 2000 até 2010 com eco-eventos em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, Uni Lever dentre outros e Produtor Cultural do Casa Brasil de Pirituba no ano de 2008, alem de toda a programação cultural do Alquimia Rock Bar em 2003 e 2004.