Iron Maiden - 1979 - Iron Maiden
"Do It Yourself". Para quem sabe o mínimo da história do rock n´roll britânico já ouviu falar disso. Foi o lema do movimento punk na Inglaterra dos anos 70. Bandas punks começaram a tomar o espaço que Black Sabbath, Deep Purple e Led Zepellin já tinham consolidado com excelentes álbuns. Nessa cena musical caótica da Inglaterra, Steve Harris tinha dois sonhos: ser jogador profissional do West Hamm ou ser um músico. Sorte nossa sua vida ter rumado pro lado da música... Com a idéia e atitude punk e com influências do rock progressivo e das bandas citadas acima, começou a tocar e compor músicas em várias bandas, até que em 1976, junto com o guitarrista Dave Murray, formou o Iron Maiden.
Seu primeiro registro em vinil, o EP "The Soudhouses Tapes" foi sucesso de crítica e de público, tomando o caminho inicial de uma nova safra de bandas de Heavy Metal nas ilhas britânicas, que foi denominada de NWOBHM - New Wave of British Heavy Metal, que seria seguido por bandas com o Def Leppard, Saxon, Samson.
Depois do sucesso do primeiro EP e do single "Running Free", já com o lendário vocalista Paul Di´Anno, o guitarrista Dennis Straton e o baterista Cliver Burr, lançam em 1979 o primeiro disco "Iron Maiden". O que falar do que foi o melhor debut que uma banda de metal já fez na história do Heavy???? Abrindo com "Prowler", eles já mostravam porque viria a ser uma das melhores (se não a melhor) banda de Heavy Metal: vocais rasgados, guitarras gritantes e melodiosas e uma cozinha que mais parecia um tanque alemão da 2ª Guerra, dando um novo pique ao Metal da época. Nesse nível, temos a "Sactuary", "Charlotte the Harlot" e a "Iron Maiden". Harris - cujo compôs 90% do material - não esqueceu sua influência progressiva em "Remember Tomorrow", "Strange World", e não podemos deixar para trás as totalmente metal tradicional "Running Free", "Transylvania" - um dos melhores sons instrumental que já ouvi em vida - e a épica "Phantom of the Opera".
Depois disso, o Iron Maiden, mesmo com a constante troca de músicos, somente cresceu. Logo depois do segundo disco, "Killers", já lançam um EP ao vivo, "Maiden Japan" e clássicos após clássicos: "The Number of the Beast", "Powerslave", "7º Son of a 7º Son"..., influenciando inúmeras bandas após - citando somente algumas para mostrar como o Iron foi influente em varias vertentes do Metal: Metallica, Iced Earth, Dream Theater, Fates Warning.........
Para terminar, sempre digo isso: não importa se você é Punk, Headbenger, Trasher, Black, Rockabilly e tantas outras denominações dentro do Rock: todo mundo tem, ou pelo menos teve, um disco o Iron em sua coleção.
Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.