Axes Connection - 2017 - A Glimpse Of Illumination
Interessante ver como no Brasil muitos músicos de Heavy Metal estão se reinventando e surgindo excelentes trabalhos de bandas novas com velhos conhecidos. Axes Connection vem da capital gaúcha, mas em sua formação temos nomes como Marcos Machado que participou do Distraught, um dos principais nomes no Thrash Metal nacional e Magoo Wise, que em seu currículo consta os anos de Apocalypse, lendária banda de Prog Rock. E o que vemos nesse primeiro trabalho é um tributo ao Heavy Metal mais clássico com uma linguagem mais “tupiniquim” e contemporânea.
Muitos detalhes se fazem presente ao trabalho. Primeiro sobre as canções; não foram compostas agora, foram compostas nos anos 90 antes mesmo de Marcos integrar o Distraught, em conjunto com seu irmão Vitor; assim percebemos a aura dos anos 90 e em como os irmãos pensavam a frente. Após o falecimento de Vitor, Marcio, também irmão, começou a trabalhar nelas; as canções foram engavetadas, mexidas, retomadas, tornando um trabalho minucioso de anos e anos, dai talvez a qualidade das canções. E isso se potencializa quando vemos que Marcos tomou a frente da produção; ou seja, ele já sabia como cada coisa deveria funcionar e soar.
Outro fator é a presença de Vitor durante o trabalho. A Glimpse Of Illumination (algo como “Um Vislumbre da Iluminação”) nos traz toda essa aura de elevação espiritual, o que acaba sendo um tributo e testamento de saudades diante Vitor; e isso toma conta nas letras e no ambiente que Marcos deixou na produção. Cada detalhe, cada acorde, cada batida mostra claramente esse sentimento.
Vamos ao disco... Começa com uma porrada sonora com a trinca The Meaning of Evil, Rearrage Yourself e Wisdom is the Key. Aqui virtuose e malabarismos, mesmos que timidamente presente aqui e ali, não pe o foco; humildemente a banda faz somente o necessário, mas com garra, o que é um golaço logo de cara. Marcos mostra uma versatilidade ímpar na guitarra em riffs realmente contagiantes (a faixa Prepare Your Soul que o diga) e Marcio se diferencia pelo jogo de timbres de sua voz, modificando sempre aqui e ali criando texturas diversas ao longo do trabalho, em Journey to Forever a sua voz grave chega a certos momentos nos fazer pensar que se trata de algum outro vocalista!
A banda passeia e se diverte em vários estilos, como o Hard Rock e o Progressivo, como nas faixas de encerramento Skyline e The True Connection, talvez um único ponto negativo seja esse, pois essas duas se destoam um tanto do trabalho como um todo, caindo a energia que o disco começa. Magoo Wise e Cristiano Hulk na bateria seguram muito bem a onda, em arranjos na cozinha que, mesmo se saindo simples, não soam muito comuns ao que vemos por ai.
Um ótimo disco de estreia, mostrando que a banda tem um diferencial, porém são músicas trabalhadas a anos e com um lado sentimental muito forte; como será que o Axis Connection se sairia compondo canções novas? Espero muito ver um segundo trabalho dessa banda!
Faixas:
1- The Meaning of Evil
2- Rearrange Yourself
3- Wisdom Is the Key
4- Use the Reason
5- Prepare Your Soul
6- The Gates
7- A Glimpse of Illumination
8- Journey to Forever
9- Skyline
10- The True Connection
11- She Sells Sanctuary (The Cult)
"A Glimpse Of Illumination" do Axes Connection já está disponível nas principais plataformas digitais:
Spotify: https://goo.gl/Pb1pDx
Deezer: https://goo.gl/yPtZh3
Google Play: https://goo.gl/UYHL6k
Amazon: https://goo.gl/MsLnXW
iTunes: https://goo.gl/pxnmMH
Youtube: https://goo.gl/JCt2wt
Confira o videoclipe de "Wisdom Is The Key": https://www.youtube.com/watch?v=yKTsk4pTgg0
Mais Informações:
www.facebook.com/axesconnection
www.twitter.com/axesconnection
www.soundcloud.com/axesconnection
Press Release e Gestão Cultural:
Eliton Tomasi - SOM DO DARMA
(15) 3211-1621
Foto: Billy Valdez
Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.