Resenhas

Astro Venga - 2017 - Transeunte

Por Fabiano Cruz | Em 27/05/2018 - 23:40
Fonte: Alquimia Rock Club

 

Fazer um disco instrumental é complicado, pois muitas pessoas ainda associam letras e palavras a musica, tornando a voz o principal elemento. Fazer um disco instrumental dentro do Rock e com ideias que vão muito além dos muros comerciais impostos é mais complicado ainda. Tem que ter coragem, tem que ter culhões. Normalmente discos que surpreendem vem nesse tom de desafio, e para a nossa sorte a banda Astro Venga ousou e se arriscou nesse trabalho que anda por tudo que o Rock já passeou, mas sem perder a identidade Stoner que criaram.

 

O Power Trio composto por Antonio Paoli (baixo), Christian Dias (guitarra) e Tutuska (bateria), sendo esse último substituído após as gravações por Gabriel Barbosa, desde a melodia contagiante de abertura de “Tão” ao experimentalismo encerrando o álbum “Olho Mágico” conseguiram fazer uma viagem sonora de encher os ouvidos. Sendo somente três músicos, souberam arranjar as músicas de forma que ficam com uma sonoridade cheia e “gorda”, e ousam experimentar o que vem na cabeça: um “meio Reggae” em “Mundo Estreito” dá a base rítmica; “Sub Monte” tem um clima que pende ao lado mais alternativo com um peso absurdo; “Lêmure” tem passagens que misturam uma bateria mais agressiva ao estilo Thrash com uma guitarra mais Ska, mas não se enganem, o lado Stoner, a assinatura da banda, consegue amarrar tudo. Aliás, a identidade da banda está também bem forte em detalhes como o peso absurdo – já falei isso? Mas é bom reforçar, por que realmente tem passagens que os caras sentam a mão sem dó nos instrumentos, e os efeitos do baixo de Paoli, que segura muito bem nas bases enquanto Dias solta a mão nos solos e improvisos.

 

 

Vindos do Rio de Janeiro, a banda tem experiências em tocar em rua (no Youtube tem alguns vídeos deles tocando até mesmo em São Paulo na Av. Paulista) e acertam em cheio esse primeiro trabalho em estúdio; méritos do selo Abraxas que sempre em seus lançamentos fazem um trabalho excepcional junto às bandas de seu cast. IMPERDÍVEL, e já espero o segundo trabalho!

 

 

Faixas:

 

1- Tão  

2- Mundo Estreito      

3- Vulcão 

4 - Magneto 

5- Sub Monte 

6- Lêmure 

7- Zinabre 

8- Bruxa 

9- Olho Mágico 

 

 

Links: 

https://www.facebook.com/ASTROVENGA/

www.soundcloud.com/astro-venga

https://instagram.com/astrovenga/

 

Foto: Luiza Machado

 


Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.




blog comments powered by Disqus