Saxon - 16.03.2019 - Tropical Butantã, São Paulo, SP
Fotos: Pri Secco
Menos de um ano após ter se apresentado em São Paulo, a lendária banda Saxon, um dos nomes mais importantes do seminal movimento NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) voltou a capital paulista no último sábado, desta vez para encerrar mais uma longa e bem sucedida turnê pela América Latina em divulgação de seu mais recente álbum, Thunderbolt, lançado no ano passado.
A Tropical Butantã foi novamente a casa escolhida para receber a lendária banda britânica, que contou novamente com um excelente público, porém, desta vez com a banda de Hard Rock de Franca/SP Uncle Trucker encarregada de fazer a abertura. Com a casa já bem cheia por um público em sua grande maioria formado por fãs da velha guarda do Heavy Metal tradicional com seu visual característico dos anos 80, o quinteto formado por Daniel Aleixo (vocal), Ricardo Prazeres (guitarra, teclado e backing vocals), David Ferreira (guitarra e backing vocals), José Rafael (baixo) e João V. Galvani (bateria) iniciou sua apresentação às 20h45min, com meia hora de atraso com relação ao previsto e com um som um pouco baixo, mas a banda fez uma apresentação consistente, mesclando músicas de seus dois álbuns de estúdio, Hard Devotion e Rockhology, lançados em 2010 e 2015 respectivamente, além de ótimas versões para os clássicos “Dr. Feelgood” do Motley Crue, “Metal Health” do Quiet Riot e Poison do Alice Cooper, que foi encarregada de encerrar a apresentação de aproximadamente cinquenta minutos de duração, que aqueceu e agradou ao público presente.
Set list:
1- Shake and Fall
2- Walls Falling Down
3- Blind Devotion
4- Rock and Roll Everyday
5- Dr. Feelgood (Motley Crue cover)
6- Rap Trap
7- Fly Away
8- Dismissive
9- Metal Health (Quiet Riot cover)
10- Poison (Alice Cooper cover)
Já se passavam das 22 horas e o público que encheu a casa estava mais que ansioso para mais uma vez prestigiar uma das mais importantes e influentes bandas de Heavy Metal de todos os tempos. Com perdoáveis quase quarenta minutos de atraso, os incansáveis Biff Byford (vocal), Nibbs Carter (baixo), Nigel Glockler (bateria), Paul Quinn (guitarra) e Doug Scarratt (guitarra) entraram no palco ao som da introdução “Olympus Rising”, para então mandarem o petardo “Thunderbolt”, faixa titulo do mais recente álbum, seguida de “Sacrifice”, tema que da nome ao álbum lançado em 2013, ambas muito bem recebidas pelos fãs, mas o que se viu em diante foi uma sucessão de grandes clássicos que ajudaram a definir um estilo ao longo das últimas quatro décadas, como “Wheels of Steel”, “Strong Arm of the Law” e “Denim and Leather”.
“Battering Ram”, faixa titulo do penúltimo álbum lançado em 2015 deu um tom de modernidade breve ao show, para logo em seguida o sempre carismático Biff Byford anunciar uma sequencia de clássicos do primeiro álbum (Saxon, 1979), iniciando uma trinca que levou os fãs das antigas ao delírio com “Rainbow Theme”, “Frozen Rainbow” e “Backs to the Wall”, executadas de forma impecável, desnecessário dizer que Biff e companhia tiveram o público nas mãos.
O som não estava exatamente perfeito, mas a qualidade estava bem satisfatória, sendo assim, o show seguiu com mais uma do último álbum, “They Played Rock and Roll”, música composta em homenagem ao Motörhead e que faz referencia a primeira turnê do Saxon em 1979 ao lado da banda do saudoso Lemmy Kilmister.
Mas os clássicos continuaram a ditar o ritmo da apresentação, perolas do calibre de “Power and the Glory” e “Dogs of War” fizeram os fãs cantarem em alto e bom som antes de Biff em um momento de descontração dar ao público a oportunidade e privilégio de escolher entre algumas músicas, sendo as escolhidas “Solid Ball of Rock” e a famosa versão de “Ride Like the Wind” de Christopher Cross.
Já a sequencia com “747 (Strangers in the Night)”, “And the Bands Played On”, “To Hell and Back Again”, “Dallas 1 PM” e “Crusader” foi uma verdadeira viagem ao inicio dos anos 80 pra nenhum fã botar defeito antes da banda deixar o palco. Na volta para o tradicional encore ainda mandaram “Heavy Metal Thunder”, “Never Surrender” e “Motorcycle Man” antes de encerrarem o show de duas horas cravadas em grande estilo com “Princess of the Night”.
Dizer que o público deixou a casa mais que satisfeito após uma verdadeira aula de Heavy Metal em um show recheado de grandes clássicos executados de forma impecável por uma banda ainda muito afiada mesmo após mais de quatro décadas na estrada, é chover no molhado, restando apenas torcermos pelo breve retorno ao Brasil dessa verdadeira instituição do Heavy Metal chamada Saxon.
Set list:
Olympus Rising (Intro)
1- Thunderbolt
2- Sacrifice
3- Wheels of Steel
4- Strong Arm of the Law
5- Denim and Leather
6- Battering Ram
7- Rainbow Theme
8- Frozen Rainbow
9- Backs to the Wall
10- They Played Rock and Roll
11- Power and the Glory
12- Dogs of War
13- Solid Ball of Rock
14- Ride Like the Wind (Christopher Cross cover)
15- 747 (Strangers in the Night)
16- And the Bands Played On
17- To Hell and Back Again
18- Dallas 1 PM
19- Crusader
Encore:
20- Heavy Metal Thunder
21- Never Surrender
22- Motorcycle Man
23- Princess of the Night
Atual Editor Chefe
Facebook: https://www.facebook.com/andre.alvesbg.5
Instagram: https://www.instagram.com/andrealvesbg/