Resenhas

Violeta de Outono e Jupiter Maca no C.C. Juventude Ruth Cardoso - 26/07/09

Por Fabiano Cruz | Em 01/08/2009 - 12:42
Fonte: Alquimia Rock Club

Domingo chuvoso e dia de um dos maiores clássicos mundiais do futebol, tinha tudo pra ficar em casa, mas o Alquimia Rock Club - e eu, particularmente fã do Violeta de Outono – deixamos as paixões futebolísticas e a cama quentinha de lado e fomos até o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso prestigiar um fim de tarde psicodélico com as bandas Violeta de Outono e Júpiter Maçã no último domingo de shows realizados em comemoração ao mês do Rock ‘n ‘Roll.

Bem, nunca tinha ido até esse Centro Cultural e fiquei surpreso pelo seu tamanho e atenção das pessoas que lá trabalham. Marcado para as 17:30, teve um pequeno atraso com as portas do anfiteatro se abrindo meia hora depois. O lugar é bem legal para os shows, pois o palco pequeno e a ausência de cadeiras, fica extremamente próximo do público, tendo assim maior interação entre artista e fãs.

Anunciada como uma das mais conceituadas bandas do Brasil lá fora, o Violeta de Outono entra em cena tocando  o já conhecido cover de seu repertório See Emily Play (que, me perdoem os fãs de Pink Floyd, mas é um dos raros casos que o cover se sobressai a original). Como abriram com ela e com o DVD Tributo ao Syd Barret já saindo do forno, pensei que a banda calcaria o set list no DVD, mas ao contrário, tocaram somente clássicos da história da banda, como Fronteiras e Sombras da Noite. E nem preciso comentar a atuação de Fábio Golfetti e companhia... Sempre perfeitos na execução de seus psicodélicos sons.
Após um curto intervalo de tempo, a irreverência toma conta com o Júpiter Maçã! Com seu som calcado no Rock típico dos anos 60 com uma pitada de psicodelismo – principalmente pelos sintetizadores, que o tecladista Astronauta Pinguim trouxe ao palco um verdadeiro museu com seus instrumentos raríssimos. As músicas Um lugar do Caralho, Marchina Psicodélica do Dr. Soup, Querida SuperHist x Mr. Frog e Miss Lexotan 6mg tiveram seu potencial aumentado pela grande atuação do vocalista Mr. Apple que, com engraçadas e divertidas “dancinhas” no palco – vez o público se divertir e dançar junto com ele com as músicas da banda.

Bons shows, com pequenos detalhes negativos, como a curta apresentação de ambas as bandas (no máximo tocaram 50 minutos cada uma – talvez o set list de ambas tiveram alguma redução devido ao atraso já citado) e pequenas falhas nos sintetizadores do Astronauta do Jupiter Maçã, mas nada que impediu um divertido fim de domingo, mesmo com uma tarde chuvosa e um péssimo placar para nós, alvi-negros de coração...


 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 





Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.




blog comments powered by Disqus