Highway Robbery
A banda
Insatisfeito com sua banda, o Boston Tea Party (nome de uma casa noturna famosa em Boston no circuito psicodélico e de um curioso fato da história da colonização inglesa nos EUA), e analisando os novos rumos que as bandas estavam tomando no começo dos anos 70, o guitarrista Michael Stevens resolveu apostar suas fichas numa nova idéia – iniciar um power-trio para tocar um som pesado. O Grand Funk Railroad estava na crista da onda nos EUA e tocar rock no último volume também era o quente outro lado do Atlântico. Para a empreitada, apareceram na história o baterista Don Francisco, nova-iorquino, que estivera na Califórnia envolvido com as bandas Atlee e Crowfoot e o baixista John Livingston Tunison, que estava envolvido com um obscuro grupo chamado Manitoba Hugger. Stevens tinha diversas composições prontas e o material que o grupo estava trabalhando chamou a atenção dos empresários Robert Cavallo e Joseph Rufallo, que já tinham trabalhado com grupos como o Little Feat e o Weather Report. O grupo estava suportando Maurice White (famoso depois pelo Earth, Wind & Fire) que ajudou a promovê-los para a dupla de empresários, impressionando com a performance do pessoal. Rapidamente, os dois empresários os colocaram em contato com Bill Halverson (que já tinha trabalhado com Delaney & Bonney, Eric Clapton e CSN&Y), que topou produzir o disco do já batizado Highway Robbery, e um contrato foi assinado com a RCA Victor (selo responsável por lançamentos de Jefferson Airplane, Guess Who e David Bowie entre outros).
Não dispondo de todos os melhores recursos de estúdio, a banda gravou rapidamente o disco “For Love or Money”, em 1972. A RCA também providenciou como compacto as faixas “All I Need to Have is You” e “Mistery Rider”. O compacto não emplacou e o disco vendeu muito pouco. Em 1973 os músicos debandaram, desiludidos pela má aceitação e pela dispensa da RCA. Pouco se sabe dos reais motivos das baixas vendas e dos concertos que a banda fez para promover o disco. No mínimo duas músicas do disco tinham alto potencial comercial (e uma inegável qualidade de composição) – a baladinha “All I Need to Have is You” e “Bells”, uma canção com um clima mais suave e estradeiro.
Depois do desmanche do Highway Robbery, Don Francisco tocou com o ex-Beau Brumells, Ron Elliot e com a banda que acompanhava Linda Ronstadt. Depois entrou para o grupo Pan e formou o Big Wha-Koo, com David Palmer, que tinha sido vocalista nos primeiros anos de estrada do Steely Dan. John Tunison se firmou nos bastidores, como produtor e músico de estúdio e sobre os rumos de Michael Stevens sabe-se muito pouco, após a experiência com a banda.
O disco
“For Love or Money”, gestado todo em cima das composições e letras de Michael Stevens, é um primor do som pesado dos anos 70, emissão de um rock com altos níveis de energia.
Saltam dos alto-falantes camadas sonoras de pura pulsação, equalizadas em vibrações viscerais. Riffs extasiados deslizam no braço da guitarra, embalados por uma vigorosa cadência dos acompanhamentos. “Fifteen” tem uma martelação percussiva e uma agressividade embasbacante na guitarra; em “Lazy Woman” e “Promotion Man” há uma explosão de sons saturados e ardidos, disparatos no vigor da puberdade do rock. Blues...no que você se transformou?
Um crescente melidronso e soturno, antecendo riffs dobrados de baixo-guitarra com toda a malícia e eloqüência do hard do começo dos anos 70, é o que há em “I’ll do it all again”. Tudo na encantadora receita de guitarras solando desbaratinadamente, baixo respondendo com força e percussão esmurrada com técnica, porém sem dó.
No lugar de todo o malabarismo na guitarra, para extrair as mais pesadas combinações de som, entram, de maneira inteligente, belas sequências de acordes ao violão para verbalizar romantismo e calmaria em “All I Need to Have is You” e “Bells”, numa sintonia refugiante em meio a horda de distorções do resto do disco.
Há um excesso de vocalizações que nem sempre funcionou bem em todos os momentos do disco, constituindo um revés, numa indefinição entre vocais “soul” e uma coisa mais de coral, que se desligava do peso cru da guitarra e da velocidade das canções. Michael apreciava os vocais divididos de Crosby, Stills, Nash & Young e queria transportar isto ao som da banda. Don Francisco, o baterista, fazia os vocais principais, mas é nítido a chegada de um vocal mais apto ao som da banda quando o baixista John Livingston Tunison assume os microfones nas faixas “Lazy Woman” e “Promotion Man”. Curioso o fato de que Tunison assumiu os vocais nessas duas faixas porque Don não quis cantá-las.
“For Love or Money” é como se fosse magma descendo de um vulcão com a força de uma avalanche, deslocando-se rápido e furiosamente. Dá pra notar que os caras não economizaram no volume de seus amplificadores, deixando cabelos em pé e ouvidos atordoados.
No ano 2000, o disco foi reeditado em CD pelo selo Smokin’, mas há quem diga que a qualidade sonora ficou aquém do que era no lançamento original em LP. O disco da época é raro de ser encontrado fora dos EUA e conferir se realmente há uma diferença substancial entre o registro da época e a reedição em CD exige muito garimpo e uma boa quantia de dinheiro.
Lado A
1. Mystery Rider
2. Fifteen
3. All I Need (To Have Is You)
4. Lazy Woman
Lado B
5. Bells
6. Ain't Gonna Take No More
7. I'll Do It All Again
8. Promotion Man
Ronaldo Rodrigues é Colaborador Esporádico