Teorias do Amor Moderno: “Nos conhecemos e gostamos de nós como power trio”
Foto: Vanessa Locatelli Magri
Consolidando sua nova formação, agora um power trio formado por formada por Larissa Alves (vocal e guitarra), William Sales (baixo e backing vocal) e Maurício Rios (bateria), a banda Teorias do Amor Moderno atualmente divulga seu mais recente EP "Trilátero", lançado no começo desse ano. E foi pra falar sobre esse trabalho e a nova fase da banda que a vocalista e guitarrista Larissa Alves concedeu uma entrevista exclusiva para o Alquimia Rock Club que você confere a seguir:
Alquimia Rock Club: Primeiramente, gostaríamos de agradecer por concederem essa entrevista para o Alquimia Rock Club. Vamos começar falando um pouco sobre a Teorias do Amor Moderno, para quem ainda não conhece a banda. Como e quando vocês começaram e quais são as influências e propostas da banda?
Larissa: A Teorias “nasceu” em 2007. Depois de algumas mudanças de integrantes, paramos de tocar por um tempo e então retomei o projeto em 2011 com o Mau, o Will, dois guitarristas e um tecladista. Minha família era amiga da família do Will, e acabávamos indo em shows da banda dele na época, e eu e o Mau morávamos na mesma rua. Nós temos influências bem diferentes uns dos outros, que vão de Vanguart a System of a Down. E a nossa proposta é manter o minimalismo no nosso som e passar nossa mensagem de forma clara para as pessoas e fomentar a figura feminina no rock.
Alquimia Rock Club: Vocês passaram recentemente por uma mudança importante na formação, passando de um quinteto que gravou e lançou o single “Obrigada, Não!” em 2016 e se consolidando em agosto de 2017 como um trio. O que os motivaram a fazer essa mudança tão importante?
Larissa: A primeira motivação com certeza foi cansaço (risos). Nós três, musicalmente, sempre fomos muito alinhados, mas essas mudanças de integrantes deixavam nossa identidade sempre “mutável”. E até que ouve a saída dos dois últimos guitarristas, então decidimos encarar e ver se eu me adaptaria na função guitarrista (risos).
Alquimia Rock Club: Vocês lançaram esse ano o EP "Trilátero", primeiro registro (sem contar o single “Obrigada, Não!” de 2016) desde a estreia com o EP homônimo lançado em 2013, um tempo considerável, a que se deve esse intervalo um tanto quanto longo entre um lançamento e outro?
Larissa: As mudanças de integrantes, com certeza. Os ciclos não se fechavam, sabe? Não conseguíamos concluir o processo de criação/produção/gravação. E na verdade acho que esses períodos entre uma gravação e outra eram um sinal para sermos um power trio. Tivemos três trabalhos lançados, a cada três anos. Era o número três nos rodeando (risos).
Alquimia Rock Club: Sobre o EP "Trilátero", falem um pouco sobre esse lançamento, como foram desenvolvidas as ideias que resultaram nesse trabalho, bem como processo de produção e como tem sido a repercussão?
Larissa: O “Trilátero” é voltado para a nossa nova formação. O nome, o fato de ser composto por três músicas e a escolha de ser “Ao Amor”, “Ansiedade” e “Rua Augusta” são reflexos desse processo. No final, amor é o que nos fez continuar e persistir com a Teorias, mas a ansiedade foi algo um tanto pesado durante todo esse processo para mim e “Rua Augusta” reflete o “final feliz”, que são os dias felizes que estamos tendo com o “Trilátero”. A produção foi bem tranquila, tirando o meu medo imenso de gravar a guitarra pela primeira vez (risos). Já tínhamos as músicas bem desenhadas, fizemos uma pré-produção com o Joe Gomes no estúdio Totem, em Cambuí – MG, que me ajudou muito a ter segurança para gravar, e fomos na semana seguinte para Petrópolis – RJ, para gravar no ForestLab, com o Lisciel Franco.
Alquimia Rock Club: Ainda sobre o novo EP, quais as principais mudanças e diferenças em relação ao EP de estreia?
Larisssa: Nosso som se tornou muito mais simples e isso resultou finalmente em reencontrarmos a nossa identidade. Nós decidimos gravar no ForestLab pois nós queríamos nos conhecer como power trio, precisávamos nos ouvir de verdade e então optamos por gravar de forma orgânica, sem pluggins, edições, gravado direto na fita e foi uma experiência gigante. Nós saímos do estúdio com o som dos nossos instrumentos reais, dos nossos pedais, das nossas vozes, do que rolaria num show ao vivo. Nos conhecemos e gostamos de nós como power trio.
Ouça o EP "Trilátero": smarturl.it/TeoriasTrilatero
Alquimia Rock Club: Desse EP foi extraída a música "Ansiedade" que recentemente recebeu um videoclipe. A música e o vídeo tratam de um assunto muito em evidência agora nesse mês de setembro, que é justamente o mês de prevenção ao suicídio, “Setembro Amarelo”. Gostaria que comentassem um pouco sobre essa canção e a relação com seu tema, a composição partiu de experiências vividas por vocês?
Larissa: Essa música é sem dúvida a mais autobiográfica que já escrevi. 2017 foi um ano bem complicado e desencadeou minhas crises de ansiedade, que afetou todos os âmbitos da minha vida. Depois de entender o que estava acontecendo, começar a fazer terapia, nasceu a “Ansiedade”. Cada frase dela foi algo realmente vivido.
Assista o videoclipe de "Ansiedade": https://youtu.be/OSfjAUUrwyY
Alquimia Rock Club: Muita coisa mudou e continua mudando na cena Rock no Brasil, como vocês veem a cena atualmente, quais as expectativas e onde a Teorias do Amor Moderno se encaixa nesse contexto?
Larissa: Ainda sentimos uma falta de união muito grande, as “segmentações do rock” eu acho que são ainda uma barreira... Mas temos encontrado muita gente com vontade de fazer acontecer, e a Teorias tenta ser o mais engajada possível nessa questão de realmente fazer valer a palavra “união”. Acredito que nos próximos anos o rock voltará a ter espaço na mídia e estaremos trabalhando pra ter cada dia um trabalho consolidado, com maior qualidade e amor pra esse momento.
Alquimia Rock Club: Quais os planos para o futuro próximo da banda? Vocês já trabalham em novas composições para um novo álbum de estúdio completo?
Larissa: Para 2020 estamos com alguns lançamentos já na manga, sim. Não vamos mais demorar 3 anos pra lançar algo novo (risos).
Alquimia Rock Club: Mais uma vez, agradecemos por concederem essa entrevista para o Alquimia Rock Club, o espaço é todo de vocês para darem um recado final ao público.
Larissa: Nós que agradecemos muito o espaço e na verdade só queremos agradecer por todas as pessoas que nos abrem espaço para conhecer nosso trabalho. Tem sido tão bom o retorno que recebemos das pessoas de que conseguimos nos aproximar. Obrigada, mesmo.
Foto: Carol Garcia
Siga Teorias do Amor Moderno:
Site: www.teoriasdoamormoderno.com.br
Facebook: www.facebook.com/teoriasdoamormoderno
YouTube: www.youtube.com/teoriasdoamormoderno
Twitter: www.twitter.com/teoriasbanda
Instagram: www.instagram.com/teoriasdoamormoderno/
Atual Editor Chefe
Facebook: https://www.facebook.com/andre.alvesbg.5
Instagram: https://www.instagram.com/andrealvesbg/