Metallica: S&M 2 marca os 20 anos do primeiro registro da banda com orquestra
S&M, o álbum ao vivo do Metallica gravado em conjunto com a orquestra sinfônica de São Francisco lançado em 1999, foi um registro que na época de seu lançamento dividiu opiniões, se por um lado o trabalho foi aclamado por boa parte da critica por sua produção e primor técnico indiscutível, por outro lado os fãs mais radicais e conservadores torceram o nariz, pois queriam a banda executando o Thrash Metal que os consagrou, algo que já não faziam mais em seus últimos álbuns na época, diga-se de passagem. Mas passados vinte anos de seu lançamento, S&M se mostrou resistente ao tempo, o que mostra que foi uma decisão mais que acertada por parte da banda, prova disso é o fato de mais uma vez se reunirem com a orquestra para um novo registro, celebrando suas duas décadas.
Gravado nos dias 6 e 8 de setembro, S&M 2 tem uma produção ainda mais grandiosa que seu antecessor, a começar pelo local dos shows, o Chase Center, arena multiuso que é a nova casa do time de basquete da NBA Golden State Warriors é bem maior que o Berkeley Community Theatre usado em 1999, além disso, por se tratar de um registro duas décadas mais novo também mostra uma qualidade visual e sonora muito superior por razões obvias.
No palco, a banda atualmente formada por James Hetfield (vocal e guitarra), Lars Ulrich (bateria), Kirk Hammett (guitarra) e Robert Trujillo (baixo) contou com a direção do maestro Michael Tilson Thomas, condução do maestro Edwin Outwater e arranjos de Bruce Coughlin. No repertório, além de clássicos absolutos como “For Whom the Bell Tolls”, “One”, “Master of Puppets”, “Nothing Else Matters” e “Enter Sandman”, temas mais recentes dos últimos álbuns “Hardwired... to Self-Destruct” de 2016, “Death Magnetic” de 2008 e até mesmo do polemico “St. Anger” de 2003 também compõem o setlist. Ainda sobre o repertório, os temas “Scythian Suite, Op.20, Second Movement” do compositor russo Sergei Sergeyevich Prokofiev, “Iron Foundry” do também russo Alexander Mosolov e “(Anesthesia) Pulling Teeth” do álbum “Kill 'Em All” são mais alguns dos destaques, sendo essa última com seu clássico solo de baixo sendo executado por Scott Pingel, principal baixista da orquestra de São Francisco.
Foto: Brett Murray
Mas uma dos principais fatos que tornaram S&M 2 um trabalho marcante foi o fato do registro ter sido lançado em varias salas de cinema pelo Mundo no mês de outubro, o que certamente foi uma ótima experiência para quem não teve oportunidade de conferir o show ao vivo. O material apresentado nas salas de cinema ainda contou com as tradicionais cenas de bastidores e depoimentos dos músicos. Ainda sem muitas informações de quando e como irá chegar ao mercado, S&M 2 deve ser lançado em 2020, provavelmente em DVD, LP e CD, além das plataformas digitais é claro, devendo ser um dos grandes lançamentos do Heavy Metal do próximo ano.
Faixas:
1- The Ecstasy of Gold
2- The Call of Ktulu
3- For Whom the Bell Tolls
4- The Day That Never Comes
5- The Memory Remains
6- Confusion
7- Moth Into Flame
8- The Outlaw Torn
9- No Leaf Clover
10- Halo on Fire
11- Scythian Suite, Op.20 , Second Movement (Sergei Sergeyevich Prokofiev)
12- Iron Foundry (Alexander Mosolov)
13- The Unforgiven III
14- All Within My Hands
15- (Anesthesia) Pulling Teeth
16- Wherever I May Roam
17- One
18- Master of Puppets
19- Nothing Else Matters
20- Enter Sandman
Links:
https://www.metallica.film/
https://metallica.com/
https://www.facebook.com/Metallica/
https://www.instagram.com/metallica/
https://twitter.com/metallica
https://www.youtube.com/user/MetallicaTV
Atual Editor Chefe
Facebook: https://www.facebook.com/andre.alvesbg.5
Instagram: https://www.instagram.com/andrealvesbg/