Matérias

“Blackbird” e o tributo do Alter Bridge a Mark Morse, amigo de Myles Kennedy

Por Vagner Mastropaulo | Em 04/10/2020 - 20:04

Fonte: Edição 18 (fevereiro/20) da revista Planet Rock


 

Foto: Reprodução Youtube - DVD Alter Bridge - Live At Wembley

 

Tradução por Vagner Mastropaulo

 

Na edição 18 (fevereiro/20) da Planet Rock, Myles Kennedy revela a inspiração para “Blackbird”. Abaixo, sem assinatura jornalística por se tratar de um depoimento em primeira pessoa, a tradução integral da seção “How I Wrote...”, página 22 da revista inglesa:

 

“De todas as músicas que escrevemos como uma banda, ‘Blackbird’ foi a que levou mais tempo para ser completada. Na verdade, ela nos tomou talvez seis meses para acabá-la. Mark Tremonti, nosso guitarrista, tinha a introdução/parte dedilhada e estávamos na expectativa de construí-la a partir dali e, inicialmente, nada que jogávamos ali estava se encaixando, mas nos recusávamos a desistir dela naquele ponto. Finalmente, acertamos um riff inspirado em Pink Floyd que brota logo após os primeiros versos e então sabíamos que tínhamos ido para as cabeças quando o refrão finalmente evoluía.

 

Estávamos ficando tão frustrados que decidimos ir a quartos separados para vermos o que cada um de nós conseguia bolar individualmente. Havia outras bandas ensaiando também, então tinha uma séria cacofonia e, de algum modo, no meio de todo esse barulho a melodia e a progressão do acorde do refrão se apresentaram para mim.

 

Conversei com outros compositores sobre isso, como você pode ter todos esses sons à sua volta que conseguem te informar sobre algo novo. É quase como o equivalente sonoro a olhar para uma pintura abstrata ou para o Teste de Rorschach, onde você vê uma imagem que não faz sentido, mas cada pessoa verá coisas específicas que eles conseguem identificar e usar para si próprios.

 

A letra é sobre meu amigo Mark Morse. Ele me vendeu minha primeira guitarra quando eu tinha 15 anos e, quando eu ainda batalhava para ser um músico, ele me arrumou meu primeiro emprego sério, numa loja de guitarras, muito embora ele provavelmente tenha se dado conta bem rapidamente que eu era o pior vendedor de todos os tempos. Ele era um cara legal que, naquele momento estava batalhando contra o câncer. Escrevi a letra no finalzinho de sua luta, antes de ele falecer, como um tributo a ele.

 

Não acho que nos demos conta, à época, exatamente o quanto a música significaria para tantas pessoas. Com o passar dos anos, vi tantas tatuagens com o Pássaro Negro, fazendo citação à letra, e é sensacional vê-las. A beleza e o poder da música significam que você pode escrever algo que pertence a uma situação particular sua e então outros podem ouvir sua música e encontrar consolo para suas próprias vidas. Esperamos que ela tenha trazido algum conforto para outras pessoas em tempos difíceis.

 

Acho que, se você perguntasse a cada um de nós da banda o que sentimos que tenha sido nosso momento mais importante, do ponto de vista da composição, todos diríamos que foi ‘Blackbird’. Não apenas por causa do efeito que ela tem sobre nossa base de fãs, mas também porque é uma música que meio que foi o fator determinante para sermos o que somos como uma banda. Ainda estávamos evoluindo e tentando nos encontrar em nosso segundo álbum, mas assim que essa música se estabeleceu, nos sentimos como se tivéssemos nos tornado o que todos nós queríamos que o Alter Bridge fosse. É uma canção especial e realmente nos orgulhamos dela”.

 

A capa do DVD do Alter Bridge - Live At Wembley

 

Assista a “Blackbird” ao vivo abaixo, com Myles Kennedy prestando homenagem ao amigo Mark Morse. O vídeo, filmado em 29/11/2011, é parte do DVD Alter Bridge – Live At Wembley, lançado em 26/03/2012. https://www.youtube.com/watch?v=YSrQlvTfB_4

  

 



Vagner Mastropaulo

Bacharel em inglês/português formado pela USP em 2003; pós-graduado em Jornalismo pela Cásper Líbero em 2013; professor de inglês desde 1997; eventualmente atua como tradutor, embora não seja seu forte. Fã de música desde 1989 e contando... começou a colaborar com o site comoas melhores coisas que acontecem na vida: sem planejamento algum! :)




blog comments powered by Disqus