Os 20 anos da coletânea “Isso é que é Rock”!
Lançado em 2001 pela Abril Music em parceria com o SBT, esta coletânea fez parte da vida de muitos adolescente dos anos 2000. Bandas como Capital Inicial, vindo do sucesso com a gravação do Acústico MTV, O Surto, banda que todo mundo confundia com o Charlie Brown Jr, cantando “A Cera”, qualquer estudante do ensino médio tinha que por lei, saber cantar e se soubesse tocar no violão, já era meio caminho andado para arrumar alguma gata do colégio.
Daí chega Cogumelo Plutão com “Esperando na Janela”, a música que tinha cara de par romântico de Malhação, o single da banda fez tanto sucesso que houveram gravações dela em tudo que é estilo de música, se você tomou um fora daquela pessoa na festa do farol da escola, com certeza se trancou no quarto e ficou chorando ao som dessa música com o CD no repeat (infinito) até sua mãe abrir a porta do quarto perguntando se está tudo bem.
Depois de sofrer absurdo com “Esperando na Janela”, chega o Ira! com “Teorema”, música que tem um estilo Rock Raul, mostrando que a vida é um teorema e você deve buscar uma solução. A quinta música do CD tem o Rumbora cantando “O Mapa da Mina”, música que também fez parte da trilha sonora de Malhação, com uma levada rock para todas as idades e de bastante sucesso na época também, mas daí chega o Tihuana, com “Pula” e vamos lá: Essa música era a mais “Rebelde” da nossa época, era uma música que assim como a “Cera” do Surto, todo mundo sabia cantar. Na próxima música, vem o Los Hermanos, com “Tenha Dó”, ainda não consigo entender o motivo dela ter sido escolhida para entrar no CD, se na época a que mais fazia sucesso era “Ana Júlia”. “Tenha Dó”, também falava de um amor que foi traído, dizendo que foi apenas um deslize, mas com uma levada Rock ’n’ Roll, estava chorando? Sim estava, mas o Rock era para fazer o quarteirão escutar no último volume e vida que segue.
Estava indo tudo bem, já quase esquecendo a desilusão que tínhamos passado, quando então chega Maskavo com “Um Anjo do Céu”, a essa altura de duas uma, você já tinha superado ou acabou se afundando ainda mais naquilo que hoje é conhecido como sofrência, essa música merece um episódio a parte, por que ela embalou o namoro de muita gente da época. Depois de se recuperar ou não, o Sergio Britto com seu trabalho solo, apresenta “A Minha Cara”, mostrando seu talento sem o Titãs, banda que o consagrou.Ultrage a Rigor, que vai te ensinar um palavrão, fez todo mundo cantar junto e só para garantir esse refrão, acabou nos ensinando um palavrão, C*. Música que tocava nas rádios, mas foi censurada nas rádios, (claro) a molecada sabia cantar inteira e claro fez o maior sucesso. “(Vo) C”, música tocada pelo Vídeo Hits, era sucesso do CD também, porém, não eram todos que cantavam, mas basta tocar você com certeza irá lembrar. Paulo Miklos, cantando “Hoje” que muitos consideram uma das melhores músicas dele em carreira solo, traduzindo o romantismo ao pé da letra, na música que é uma declaração cantada sobre o amor. Bidê ou Balde, e o E “Porque Não?” Dizendo que estava amando a minha menina e a menina que tinha as pernas finas e fazia de tudo para que ela entrasse na vibe dele, finalizamos com Acústicos e Valvulados, com “Até a Hora de Parar”, que só para variar não conseguia escutar e nem se esforçava para entender.
Essa foi a nossa adolescência, tínhamos uma trilha sonora que se baseava nos clipes que passavam na MTV Brasil, misturado com a trilha sonora de Malhação. Isso tudo somado às festas que as escolas faziam durante os finais de semana, chamado de Festa do Farol, onde você ganhava uma pulseira de cor vermelha (se você tivesse um compromisso), amarela (se você estivesse ficando com alguém) ou verde (solteiro ou solteira) pronto para curtir a noite. E sim sempre surgia alguém com bebida suspeita que a inspetora ou inspetor não conseguiu confiscar na entrada.
Faixas:
1- Tudo Que Vai – Capital Inicial
2- A Cera – O Surto
3- Esperando na Janela – Cogumelo Plutão
4- Teorema – Ira!
5- O Mapa da Mina - Rumbora
6- Pula - Tihuana
7- Tenha Dó – Los Hermanos
8- Um Anjo do Céu – Maskavo
9- A Minha Cara – Sérgio Britto
10- Nada a Declarar – Ultraje a Rigor
11- (vo) C – Vídeo Hits
12- Hoje – Paulo Miklos
13- E Por Que Não – Bidê ou Balde
14- Até a Hora de Parar – Acústicos e Valvulados
Estudante de jornalismo, maluco por música, livro e arte. Tendo como missão, divulgar a boa música e novas bandas que estão surgindo. Atuando também no apoio de producão artística e roteirização em gravações de shows e dvd's.