Avantasia: Tobias Sammet fala sobre os próximos álbuns
Fonte:whiplash.
Tobias Sammet (EDGUY, AVANTASIA) deu uma entrevista para seu site oficial falando sobre os próximos álbuns do Avantasia, "The Symphony Wicked" e "Angel Of Babylon", que serão lançados no dia 3 de abril de 2010. A entrevista pode ser lida abaixo.
Tobias, 2009 foi um ano bastante movimentado para você. Você esteve em turnê com o Edguy e produziu dois novos álbuns do AVANTASIA - "Angel Of Babylon" e "The Symphony Wicked" - que serão lançados no início de 2010. Será que você conseguiu dormir nesse ano de 2009?
Tobias: Não muito, realmente. Mas quando você ama o que faz, você não sente isso como stress. Eu viajo o mundo e sempre que tenho uma semana de folga, vou para o estúdio para fazer um outro sonho virar realidade. É tão bom criar; outros vão jogar boliche ou jogar golfe ou praticar mergulho, eu tento escrever a canção definitiva ou apenas gravar um dueto com Klaus Meine [Scorpions] e Alice Cooper. E de vez em quando, eu interrompo as sessões para tocar num festival com o Edguy. Você chama isso de um workaholic? Eu prefiro dizer que estou feliz. Eu posso me dar ao luxo de ser extremamente hedonista, se quiser, só que a minha forma de hedonismo não é realmente ruim para minha saúde ou qualquer outra pessoa.
Desde que você não suba no palco com laringite? Ou com uma garrafa de vinho branco e uma cigarrilha?
Tobias: Haha, verdade! Eu posso ter um vinho ou uma cigarrilha às vezes. Mas isso não acontece toda semana. Eu não sou muito duro comigo, mas eu tento me cuidar. Eu detesto drogas e eu não sou fumante ou bebedor! No início deste ano eu tive laringite e febre alta. Nós tivemos que adiar showss do EDGUY, mas eu não queria deixar os fãs para baixo e foi assim que eu subi no palco, na Suécia, embora os médicos tenham me dito que eu não era capaz de ir ao palco ainda. Isso é o que astros profissionais fazem, somos loucos. Às vezes acontecem coisas que você não pode controlar. Nós só fizemos um show em que eu estraguei a minha voz durante as primeiras cinco músicas por que o retorno estava ruim e eu não conseguia me ouvir. Dois dias depois, a voz estava de volta nos trilhos. Não tem nada a ver com o auto-abuso ou comportamento errado, é o efeito colateral da minha vida, rock 'n' roll!
Então, de volta para as criações de 2009... Qual é o estado da produção de seus dois novos álbuns do AVANTASIA?
Tobias: Bem, primeiro de tudo, os dois álbuns não são uma criação de 2009 somente. Quando gravamos "The Scarecrow", já havia escrito o segundo capítulo do mesmo. Isso foi por volta de 2006, mas eu tinha tantas idéias mais, então eu continuei a escrever. Você sabe, não posso escrever uma canção só para fazer cumprir um contrato. É um instinto básico. Eu tenho que fazê-lo, não importa o quê. Sinto-me como um mensageiro dos deuses quando eu tenho uma dessas melodias que me arrepiam. É muito emocional e maior do que qualquer pensamento da indústria da música. É por isso que eu sempre ficarei louco com pessoas que querem me dizer o que fazer. O que é que eles sabem?
Certo, então vamos ter dois álbuns completos?
Tobias: Sim, e eu juro, não há uma única canção que não merece estar lá. Nós temos 22 músicas, temos coisas de metal clássico, material de metal épico, mas são as combinação de melodias calmas e melodias pesadas, as dinâmicas, que fazem aqueles álbuns o que são. Temos coros, peças orquestrais e melodias épicas grandes. Coisas rápidas, coisas lentas, coisas do hard rock tradicional. Este musical é um filme para a sua alma, se você fechar os olhos e ouvir, você será levado em uma viagem. Para mim, fiquei com a sensação de que esta é a jornada musical mais intensa que já saiu de mim. Trata-se de Avantasia no seu melhor. Tenho que citar um amigo: Este não é apenas um outro projeto, é um grande épico.
Os dois álbuns deverão ser lançado separadamente ou em um box set?
Tobias: O plano é fazer os dois. Uma edição de luxo com os dois discos em uma caixa e os dois CDs separadamente também. Assim, os fãs podem decidir o que querem comprar e acho que isso é justo. A produção destes álbuns foi muito cara, eu paguei do meu próprio bolso e investi mais de dois anos de trabalho. Eu realmente quero contar que os meus fãs vão comprar o material, não há desculpa, haha! Se não, eu não terei aposentadoria para minha velhice.
Há alguns detalhes ou títulos das canções que você possa compartilhar conosco?
Tobias: Você sabe, nós vamos dar todos os tipos de detalhes no site quando for a hora. Eu não quero estragar a emoção. Há uma canção chamada "The Symphony Wicked", é uma faixa de dez minutos com uma batalha entre o vocalista Jorn Lande [MASTERPLAN], Russel Allen [SYMPHONY X] e eu. Há muitas canções invulgarmente longas. Um épico chamado de "Blizzard On A Broken Mirror" é um dueto de um amigo meu e eu. Não vou revelar o nome desse cara ainda, mas os fãs Avantasia o conhecem. Há uma outra lenda no vocal gravando agora, mas não vou revelar o seu nome até que eu ouça o desempenho, sou supersticioso. Acho que vamos confirmá-la no site antes do final do ano.
Ok, última pergunta... Você trabalhou com o guitarrista do Kiss, Bruce Kulick, em seu álbum solo. Quando é que este álbum vai sair e o que você pode nos dizer sobre isso?
Tobias: Bruce me contatou no início de 2008 pois Eric [Singer, baterista do KISS] tinha mostrado o material do Avantasia e Bruce gostou da minha voz. Ele estava trabalhando em um álbum solo, e então ele me perguntou se eu poderia imaginar cantando uma canção. Ficamos amigos e quando eu estava em Los Angeles no ano passado, nós completamos as letras e eu colaborei com algumas melodias e nós ajustamos e gravamos. Eu não sei quando o álbum vai sair, mas vou espalhar a palavra assim que souber os detalhes. Bruce é um cara super legal, e ele merece tudo de melhor. Trabalhar com pessoas como ele lembra do motivo pelo qual você está fazendo isto, é o básico do básico. Sentar junto com um amigo e deixar dois mundos colidirem e criar alguma música! Eu deveria fazer isso mais vezes!
Membro Idealizador do Projeto, Produtor de Eventos e Produtor Cultural, atuando profissionalmente na área de eventos desde 1993, na produção técnica/artística com serviços prestados em praticamente todos os veículos de comunicação: teatro, televisão, eventos sociais e coorporativos, desfiles, portal web etc. Na Produção Cultural com atividades em organizações do terceiro setor atuou como Diretor de Eventos do I.A.C.E ( Instituto de Ação Cultural e Ecológica) desde o ano 2000 até 2010 com eco-eventos em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, Uni Lever dentre outros e Produtor Cultural do Casa Brasil de Pirituba no ano de 2008, alem de toda a programação cultural do Alquimia Rock Bar em 2003 e 2004.