Notícias

David Bowie e Mark Ronson criticam plano da BBC de fechar rádio

Por Bruno Veloso | Em 03/03/2010 - 09:27

Fonte: reuters


David Bowie e Mark Ronson criticam plano da BBC de fechar rádio

LONDRES (Reuters) - 

A Radio 6 da BBC se descreve como estação que "reúne a vanguarda de hoje e a música ícone e inovadora dos últimos 40 anos" e tem audiência semanal de 700 mil ouvintes. Foi uma das primeiras estações digitais da BBC e começou a ir ao ar em 2002.

A decisão de fechar a estação faz parte de uma estratégia de redirecionar cerca de 600 milhões de libras (890 milhões de dólares) para conteúdos de qualidade mais alta, como jornalismo, dramas e comédias britânicos.

Rivais comerciais da BBC, como a ITV e a Channel 4, poderiam então ficar com conteúdos de esportes ou drama norte-americanos.

Quando os detalhes dos planos de tirar a 6 Music do ar vieram à tona, na semana passada, David Bowie postou uma declaração em seu site na Internet.

"A 6 Music mantém vivo o espírito de radialistas como John Peel, e seria uma grande pena que artistas novos perdessem a estação", disse ele.

Peel foi um DJ de rádio pioneiro entre os anos 1960 e sua morte, em 2004, e promovia o tipo de música que teria dificuldade em ser ouvida em canais mais comerciais.

 

PÚBLICO DIFERENCIADO

O produtor musical Mark Ronson disse que a 6 Music "atende ao público que aprecia o tipo de música obscura que não costuma ser transmitida nas rádios voltadas ao grande público."

"É a música antiga e maravilhosa, são ótimas bandas novas. É gente como Steve Lamacq. As pessoas que ouvem essa estação amam a música", disse Ronson à BBC.

A dupla eletropop La Roux acrescentou: "Se vocês fecharem a 6 Music perderemos nossa fé na indústria da rádio. Por favor não a fechem. É a única estação de rádio que conseguimos ouvir sem desligar a cada cinco minutos. Por favor."

Fãs estão participando da discussão. Um post no Twitter diz: "Fechar a 6 Music é como colocar sua aliança de noivado em um envelope endereçado a uma casa de penhores."

O festival de música de Glastonbury, um dos maiores do mundo, exortou os amantes da música a escrever à Fundação BBC para pedir que ela salve a rádio. Foi aberta no Facebook uma página "Salve a BBC 6 Music", que já tem quase 90 mil membros.

Líderes da indústria musical escreveram recentemente ao diretor geral da BBC, Mark Thompson, para expressar suas preocupações, argumentando que a estação ajudou a lançar a carreira de Florence & The Machine, que receberam o prêmio BRIT de melhor álbum no mês passado.

"Não existe nenhuma outra rádio remotamente comparável à 6 Music em termos de escala ou profundidade de divulgação de música nova", disseram Geoff Taylor, executivo-chefe da BPI, o organismo que representa a indústria musical britânica, e Alison Wenham, diretora da Associação de Música Independente.



Bruno Veloso

Membro Idealizador do Projeto, Produtor de Eventos e Produtor Cultural, atuando profissionalmente na área de eventos desde 1993, na produção técnica/artística com serviços prestados em praticamente todos os veículos de comunicação: teatro, televisão, eventos sociais e coorporativos, desfiles, portal web etc. Na Produção Cultural com atividades em organizações do terceiro setor atuou como Diretor de Eventos do I.A.C.E ( Instituto de Ação Cultural e Ecológica) desde o ano 2000 até 2010 com eco-eventos em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, Uni Lever dentre outros e Produtor Cultural do Casa Brasil de Pirituba no ano de 2008, alem de toda a programação cultural do Alquimia Rock Bar em 2003 e 2004.




blog comments powered by Disqus