Notícias

Men at Work responde processo por plágio de seu maior hit

Por William Lima | Em 01/08/2009 - 13:01
Fonte: Alquimia Rock Club

O grupo australiano Men At Work está sendo acusado de plágio de seu maior hit, a música “Down Under”, que em 1983 estourou em todo o mundo, atingindo o primeiro lugar das paradas da Austrália, Estados Unidos e Reino Unido.

Originalmente a música teria sido composta para o movimento Girl Guides (Meninas Guias), e o processo foi aberto pela Larrikin Music contra as gravadoras do grupo, Sony/BMG e EMI, por violação de direitos autorais. De acordo com a empresa, “Down Under” traz semelhanças com a tradicional cantiga infantil australiana “Kookaburra Sits in the Old Gum Tree”, de autoria de Marion Sinclair. Ela teria feito a música em 1934 para o Girl Guides.

A briga na justiça já dura mais de dois anos, mas só agora a corte australiana determinou a Larrikin Music é a dona dos direitos, que teriam sido adquiridos após a morte de Sinclair, em 1988.

“Down Under” foi lançada pelo Men At Work em 1981, no disco “Business as Usual”. No Brasil, o grupo também fez grande sucesso, sobretudo entre os surfistas, e chegou a se reunir mais de uma vez para tocar por aqui após o encerramento das atividades, em 1985.

Em 1998, chegou a gravar um disco ao vivo, “Brazil”. O líder Colin Hay se apresentou com sua banda solo no Rock In Rio de 1991.



William Lima

Programador responsável pela estrutura do site Alquimia Rock Club, Desenvolve sistemas para Internet. Trabalha na área desde 2005.




blog comments powered by Disqus