Notícias

U2 volta para casa em grande estilo com show em Dublin

Por Bruno Veloso | Em 02/08/2009 - 11:09

Fonte: UOL


Bono anunciou em Dublin que os shows em Barcelona, Milão, Paris, Nice, Berlim e Amsterdã foram apenas "ensaios para as três apresentações" na cidade natal do quarteto e única a receber a turnê "360º" por três noites - sexta-feira (24), sábado (25) e segunda-feira (27). O vocalista, conhecido por ser falastrão, não estava brincando. O primeiro show na casa dos irlandeses mostrou uma maturidade no setlist que ainda estava faltando nas noites anteriores, ao misturar canções novas com antigos hits e surpresas que transformaram as duas horas no gigante Croke Park em uma obra-prima de tecnologia e rock'n'roll.

O sucesso da parada na capital da Irlanda, onde a banda se formou, cresceu e ainda hoje usa como base, começou na organização. Apesar dos 80 mil ingressos para as três noites terem se esgotados, as ruas em torno do estádio de rúgbi estavam tranquilas e policiadas. A pouco menos de dois quarteirões da entrada principal, nenhuma fila gigante se formava nas calçadas ou camelôs tomavam qualquer espaço do pedestre. A organização era tamanha que na abertura dos portões, às 17h, não houve caos ou correria. Todos caminhavam sem problemas para seus lugares, marcados na arquibancada ou na pista - os que chegaram mais cedo conseguiram entrar na área reservada em torno da "Garra", apelido dado para a estrutura do palco com 50 metros de altura.

Diferentemente de todos os shows na Europa, a turnê "360º", cujo show pode ser visto de todo o estádio, esteve mais para "270º", já que as arquibancadas na parte de trás do palco não foram vendidas por serem poucas e baixas. Uma bobagem, claro. Dentro do estádio, a maior banda do planeta parecia tocar em sua sala, íntima do público - boa parte composta de estrangeiros com bandeiras e camisas de suas seleções nacionais - já na canção de abertura, "Breathe", retirada do álbum mais recente da banda, "No Line On The Horizon". Mesmo seguindo a ordem comum a todas as apresentações anteriores da turnê - "No Line On The Horizon", "Get On Your Boots" e "Magnificent" em seguida - o show começou a ficar mais seguro para o grupo, que apostou nos sucessos "Elevation", "Beautiful Day" e "Desire", todas cantadas em uníssono pelo público. "É por isso que as pessoas de todo o mundo vêm para Dublin ver o U2, porque aqui é nossa casa e sempre é especial", elogiou Bono, antes de cantar uma antiga canção irlandesa chamada "The Auld Triangle", nunca tocada pela banda.

veja materia inteira no site da uol clicando aqui

 



Bruno Veloso

Membro Idealizador do Projeto, Produtor de Eventos e Produtor Cultural, atuando profissionalmente na área de eventos desde 1993, na produção técnica/artística com serviços prestados em praticamente todos os veículos de comunicação: teatro, televisão, eventos sociais e coorporativos, desfiles, portal web etc. Na Produção Cultural com atividades em organizações do terceiro setor atuou como Diretor de Eventos do I.A.C.E ( Instituto de Ação Cultural e Ecológica) desde o ano 2000 até 2010 com eco-eventos em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, Uni Lever dentre outros e Produtor Cultural do Casa Brasil de Pirituba no ano de 2008, alem de toda a programação cultural do Alquimia Rock Bar em 2003 e 2004.




blog comments powered by Disqus