Plebe Rude grava "P da Vida" com participação de Afonso Nigro
Fonte: Farol Music
Na última sexta-feira (27) a Plebe Rude, uma das bandas pioneiras do rock nacional dos anos 80, divulgou o videoclipe da faixa "P da Vida", com a participação de Afonso Nigro. A música, lançada originalmente em 1987 pelo grupo pop Dominó, é uma versão do compositor Edgard Poças para "Tutta La Vita" do italiano Lucio Dalla. Poças revela que quando escreveu a letra, a ideia era fazer algo diferente, que considerasse importante de dizer na época. "Veio a ideia de falar sobre o que tava acontecendo no mundo, mas me deu aquele choque: puxa! será que aqueles meninos vão cantar isso? Porque eles cantariam coreografando e ficaria um choque visual com as palavras que eram de mais peso. Mas fui em frente e cada vez a música foi ficando mais forte, então a chamei de 'Puto da Vida' e naquele tempo isso era um negócio proibitivo, né? Então mudamos para "P da Vida"'.
Assista "P da Vida":
Lado A
A faixa em português chamou a atenção dos integrantes da Plebe Rude, que sempre prezaram por temáticas atuais e que reconheceram na letra, forte e impactante, a possibilidade de conciliar apelo comercial e conteúdo. "Eu já gostava da música desde a década de 80. Achava ousado o fato da banda mais pop da história da música popular brasileira ter conseguido gravar uma letra com cunho social contundente. Como 'P da vida' não envelheceu, muito pelo contrário, a Plebe ficou muito a vontade de fazer a versão.", conta o vocalista Philippe Seabra.
A parceria inusitada entre a banda de Brasília e o ex-Dominó se deu, de acordo com o grupo, por uma piada recorrente sobre a semelhança física entre Philippe e Afonso. "A similaridade naquela época era gritante. Um era confundido com o outro na rua por pessoas pedindo autógrafos", conta o baixista André X, que vê a parceria como divertida e bem humorada.
Segundo Afonso Nigro, o dueto improvável deve surpreender muita gente e só foi possível, já que a música é atual, política e remete de certo modo ao momento pelo qual estamos passando. "Regravar 'P da Vida' foi o máximo, ainda mais com uma banda que eu sempre admirei. Um amigo em comum nos conectou e a empatia foi imediata. O Philippe é super querido e eu adorei a concepção de arranjo. Tem o Clemente também, meu ídolo de infância. Tô muito feliz com o resultado", afirma.
Foto: Adriano Pasqua
Com o peso das guitarras distorcidas no lugar dos teclados, e a alternância dos vocais entre Philippe e Afonso, "P da Vida" faz parte do lançamento homônimo que conta ainda com mais uma faixa, a inédita "O Gigante Adormece", composição de Seabra que seria adicionada a versão da Plebe Rude de "P da Vida", no entanto, devido à dificuldade em obter a autorização do espólio do autor original na Itália, virou uma segunda música.
O vocalista da Plebe Rude conta que a faixa inédita é sobre a "passividade do brasileiro, que não consegue manter o foco no meio do ruído das redes sociais e rapidamente perde qualquer noção de indignação. É a nossa resposta a canção 'P da vida', o brasileiro fica puto mas esquece, a indignação desaparece, tem o governo que merece e o gigante - que todos acharam que acordou nas manifestações de 2013 - logo adormeceu de novo". E o baixista completa: "É mais uma lista de coisas que deixam a gente p da vida. É tanta notícia ruim, tanta energia negativa, que temos medo das pessoas ficarem anestesiadas. Importante não relaxar, não dormir".
Assista "O Gigante Adormece":
Lado B
"P da Vida" é um EP digital de duas faixas, com lado A e lado B, assim como nos antigos vinis. Este é o primeiro lançamento da banda após o álbum "Evolução, Vol.1", e foi produzido por Philippe Seabra no QG da Plebe Rude, o estúdio Daybreak em Brasília. O videoclipe da faixa título é assinado por Seabra e Adriano Pasqua.
Ouça nas principais plataformas digitais: http://sl.onerpm.com/pdavida
Arte: Fernando Dalvi
Atual Editor Chefe
Facebook: https://www.facebook.com/andre.alvesbg.5
Instagram: https://www.instagram.com/andrealvesbg/