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Mulheres que renasceram de um relacionamento tóxico são protagonistas do videoclipe da música “Um Sopro”, da banda PAD

Por Vagner Mastropaulo | Em 24/03/2021 - 19:26

Fonte: Assessoria de Imprensa PAD / Cindy9


 
Foto: Reprodução YouTube
 
Dirigido, criado e produzido por Shunji Ikuta, Thiago Beck, Lucas Dias em parceria com a Cindy9, o clipe convida mulheres que sofreram marcas de violência na pele, para remarcarem suas cicatrizes do passado com tatuagens de suas novas marcas: as do empoderamento e do amor-próprio.
 
Março de 2021 - Relacionamentos abusivos deixam marcas que ficam com a gente para sempre, de um jeito tão profundo que já não é mais possível esquecer o passado. Mas ressignificar essa experiência de uma maneira que te fortaleça a seguir em frente no presente, sempre é possível. A música “Um Sopro” da banda PAD é sobre alguém que transformou a marca do abuso em uma nova: a do empoderamento, crescimento, força, amor-próprio. 
 
O clipe documental revela mulheres que foram agredidas em relacionamentos abusivos e marcadas por violência na pele para contar suas histórias. O filme permeia a relação de mulheres e seus agressores, entre elas a de uma bailarina – que sofreu violência doméstica e nos conta sua história e renascimento através do movimento da arte e corpo de sua dança, que mistura balé clássico e dança contemporânea.
 
Para acobertar as marcas da violência, o filme nos leva para um estúdio de tatuagens, onde as personagens não se intimidam em contar seus traumas e ter a chance de trocar as marcas na pele por outras. Só que agora, suas peles são remarcadas e cobertas com tatuagens que simbolizam sua própria força, cura e amor-próprio, cobrindo as cicatrizes da violência, para que superem suas dores e sigam em frente, notando o amadurecimento que elas tiveram com suas experiências traumáticas e que se tornaram um símbolo de força e superação, saindo da situação de vítima para donas de suas próprias vidas.
 
Quanto à letra escrita por Fabio Noogh, o produtor musical Cesar Gavin dá o contexto: “Um Sopro" testa o limite do ser humano entre a dor, desespero e fragilidade para a lógica, a superação e, talvez, a sanidade. O tema de ‘Um Sopro’ é o excesso, que pode invadir a sua capacidade de escolha. Uma reflexão entre paixão, domínio e obsessão”.
 
“Quem nunca se apaixonou perdidamente por alguém a ponto de não querer enxergar defeitos intolerantes, mesmo visíveis e obscuros? Quem nunca cedeu à tentação ou sentiu vontade de experimentar situações ou substâncias que provocam sensações de prazer, felicidade, bem-estar ou adrenalina, mesmo sabendo dos males e efeitos colaterais que causam, só para tentar apaziguar a mente ou elevar o ego? "Um Sopro" serve para lembrar que: existem saídas mesmo nas situações mais difíceis; que não faltam canais de auxílio adequados e pessoas devidamente preparadas para nos orientar e salvar quando mais precisamos; e que não somos perfeitos, mas mais fortes e resilientes do que imaginávamos”, reitera Fabio Noogh, vocalista do PAD.
 
 
O processo criativo do videoclipe
 
O diretor do clipe conta que a música “Um Sopro” da banda sempre lhe chamou a atenção por falar abertamente sobre o tema dos relacionamentos abusivos, algo que esteve em sua cabeça desde o ano passado, por conta de um curta-metragem que tentou desenvolver na época com Lucas Dias, e que foi debatido com as atrizes Tamires Mandu, Renata Gaspar, Olivia Araújo e Fafá Rennó.
 
Vendo a oportunidade de falar novamente do tema, convidou Lucas Dias e o diretor de fotografia Thiago Beck para co-criarem a ideia. Ao saber da proposta, a Cindy 9 abraçou o projeto.
 
Shunji levou o tema para as sessões de terapia com sua psicóloga Ana Maria Collete Chalfun Puech, que também é psicoterapeuta especialista em relacionamentos e autoestima. A especialista virou uma espécie de consultora para o projeto.
 
Para o diretor, o ballet é uma metáfora para a relação abusiva, existem várias histórias que contam como o ballet leva ao extremo seus treinos, carreira e tudo mais, mulheres que praticam bulimia para continuar magras, fazem cirurgias para tirar a costela e entre outras práticas. Já a tatuagem significa apagar o passado e reescrever a sua história. As metáforas foram o caminho encontrado para conduzir a narrativa desse filme.
 
“O projeto todo teve relatos fortes e espontâneos de suas participantes, como a Andreia que disse ‘ele tentou me matar e tudo bem, eu estava errada’. Foi difícil ouvir isso. Assim como as falas da Thamires Riechelmann e da Claudia Ferrazzini. Porém, foi extremamente gratificante ver que todos conseguiram ressignificar seu passado de dor para uma esperança maior no presente. A Andreia Hirome falou que tinha anos que queria tatuar por cima da cicatriz causada pelo seu antigo agressor. Fico feliz que ela tenha conseguido realizar isso nessa nova empreitada. Serei sempre grato por elas me permitirem contar uma parte de suas histórias, que eu espero que a partir de agora, seja repleta de boas energias”, comenta Shunji.
 
 
A música que foi lançada em 11/12, conta com pouco mais de cinco minutos e foi mixada e masterizada pelo guitarrista da banda, Marcos Kleine e gravada em três locais distintos: Palm Tree Studios, LPA Estúdio e Estúdio Cayres. Como novidade, a parte instrumental do sexteto incorporou novos elementos ao trazer Anderson Santoro e Rodrigo Silva (violinos), Edmur Mello (viola) e Renato Sá (cello), com arranjos escritos por Leandro Pit.
 
 
 
 
 
 

 

 

Ficha Técnica:

 

Direção: Shunji Ikuta Filho

Produtora: Cindy9

Atrizes: Thamires Riechelmann, Andreia Hirome and Claudia Ferrazzini

Produção Executiva: André Magri, Rino Siviero and Shunji Ikuta Filho

Roteiro e Direção Criativa: Lucas Dias

Shooting Board: Tadeu Knudsen

Diretor de Fotografia: Thiago Beck

Diretora de Arte: Rebeca Ukstin

Contra Regras: Gilberto da Silva Oliveira and Tiago Sartorelli

Produtora de Objetos: Claudia Cristina Ferrazzini

Casting: Virginia Favrim and Hirschmann

Figurino: Marcos Cherevek

Maquiadora: Monica Barboza

Som Direto: Samuel Braga

Tatuadores: Daniel Ferrari and Deyse da Silva

Montagem: 203 Edit & Post

Montadores: Felipe Hassum e John Branco

Coordenadora de Pós: Camila Santana

Assistente de Pós: Lucas Garcia

Pesquisa Criativa: Eduardo Gasparian e Shunji Ikuta Filho

Correção de Cor: The End

Diretor Executivo The End: Duda Izique

Diretor de Pós-Produção The End: Mauro Moreira

Colorista: Cassiana Umetsu

Conform: Samira França

Assistente de Render: Chopp

Imprensa: Isabele Miranda, Luli Liebert and Vagner Mastropaulo

Coordenadora de Produção: Erika Andrade

Produtores: Rino Siviero e Erika Andrade

Locação: Scorpions Tattoo

1º AD: Daphne Goldstein

Assistente de Coordenação de Produção: Rafael Sampaio

Assistente de Produção: Alexandre Antonio Andrade and Raffael Paiva

1º Assistente de Câmera: Leandro Baptista dos Santos

2º Assistente de Câmera: Fernando Caneo Baptista

Video Assist: Gabriel do Nascimento

Logger: Rogério Defavari

Gaffer: Rogério dos Santos Matias

1? Assistente de Elétrica: André Soares da Silva

2? Assistente de Elétrica: Afonso Lopes de Lima

Chefe de Maquinária: Gazo Pinheiro

1? Assistente de Maquinária: Claudio Soares dos Santos

2º Assistente de Maquinária: Lucas Mateus dos Santos Bispo

2º Assistente de Maquinária: Lucas Bispo de Lima

 

Mixagem e Edição de Música: Marcos Kleine

Supervisor de Edição de Música e Mixagem: Cayto Trivellato

Produtora de Audio: Cabaret Studio

Cabaret Coordenadora de Produção: Veruska Garcia

Mixagem: Cabaret Studio

Cabaret Diretora Executiva: Ingrid Lopes

Cabaret Coordenadora de Produção: Junior Freitas

Cabaret Coordenadora de Produção: Carol Oliveira

Cabaret Produção: Cyro Neto

Cabaret Mixagem: Gab Scatolin

Cabaret Atendimento: Flavia Caparelli

Cabaret Atendimento: Lu Noveli

Cabaret Atendimento: Bárbara Russiano

Cabaret Assistentes:  Boris and Julie

 

Fornecedores de equipamentos cinematográficos: Cine Gripp and Monster Cam.

Fornecedores: Sergio Yamada, Acervo Tutti and MACestúdio.

Transporte: Aguimar Aguiar and Paulo Peres

 

Banda PAD:

Fabio Noogh - Vocal

Marcos Kleine - Guitarra

Leandro Pit - Guitarra

Will Oliveira - Baixo

Rodrigo Simão - Teclado

Thiago Biasoli - Bateria

 

Guests:

Renato de Sá - Cello

Anderson Santoro - Violino

Rodrigo Silva - Violino

Edmur Mello - Viola

 

Agradecimentos Especiais:

Andréa Dietz, Ana Collete, Anderson Boscari, Bernardo Seixas de Oliveira, Carlinhos Scorpions, Cátia Ribeiro de Castro (in memoriam), Cynthia Nogueira Santos (in memoriam), Camila Gouveia, Dom Farmularo, Gisele Fernandes, Hwira Gibin, José Aldir de Oliveira, Juraci da Paixão de Oliveira, Jules Follett, Karin Nantes, Karina Yamada, Music Maker, Nemércio Nogueira, Nina Para, Palm Trees Studios, Piguitars, Rafael Costa, Ramon Campelo, Rafael Grilo, Roberto Santana, SGT, Scorpions Tattoo, Ultraje a Rigor and Vanessa Ikuta.

 

Fique por dentro das novidades seguindo o PAD nos canais oficiais:

www.oficialpad.com.br

IG: @oficialpad 

FB: @oficialpad 

YT: Oficial PAD 

 

Foto: Angelo Pastorello (@angelopastorello)

 

Confira também a entrevista com o vocalista Fabio Noogh: http://www.alquimiarockclub.com.br/entrevistas/7088/

 



Vagner Mastropaulo

Bacharel em inglês/português formado pela USP em 2003; pós-graduado em Jornalismo pela Cásper Líbero em 2013; professor de inglês desde 1997; eventualmente atua como tradutor, embora não seja seu forte. Fã de música desde 1989 e contando... começou a colaborar com o site comoas melhores coisas que acontecem na vida: sem planejamento algum! :)




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