Promised Land: mais um documentário dobre o Heavy Metal
Fonte: Whiplash
Membros do Nightwish, Children of Bodom, Him, Norther, Kreator, Killswitch Engage, Entombed, Carcass, Korpiklaani, Dimmu Borgir e Sonata Arctica estão entre os músicos entrevistados para "Promised Land of Heavy Metal", um documentário sobre a história e filosofia do heavy metal e como ela se tornou importante em um pequeno país chamado Finlândia.
O filme conta a história do metal finlandês, desde seus dias no underground até histórias de sucesso no presente, entrevistando músicos famosos, experts e produtores de eventos, um psiquiatra e um doutor em teologia. O filme leva literalmente do cemitério até o palácio da presidente!
Por que o metal é uma religião para tantos fãs? Qual a relação com o satanismo e assassinatos ritualísticos? O que tornou o metal algo "mainstream" na Finlândia? Por que a igreja no país tem fãs de metal? Qual o futuro do metal, após o Lordi vencer o Eurovision Song Contest e até mesmo a presidente aprovar? Opiniões fortes são oferecidas: alguns enxergam o metal como a nova música folk, outros detestam o aspecto comercial.
O filme é narrado por Kimmo Kuusniemi, um produtor de filmes, guitarrista do SARCOFAGUS, guitarrista e veterano do metal finlandês. Kimmo viveu na Inglaterra por 16 anos e vê a atual popularidade do heavy metal como um fenômeno estranho.
O documentário de TV "Promised Land of Heavy Metal" foi desenvolvido pelo produtor Sakari Heiskanen da YLE (companhia finlandesa de transmissão).
Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.