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Paulistano de 22 anos recria show do Radiohead só com vídeos de fãs

Por Bruno Veloso | Em 29/09/2009 - 10:44

Fonte: G1


 
  Foto: Reprodução 

Detalhe da capa do DVD 'Rain down', com imagens do show do Radiohead. (Foto: Reprodução)

Um projeto colaborativo disponibilizado gratuitamente na internet tem feito centenas de fãs reviverem a emoção de assistir a um show do Radiohead. Batizado de "Rain down", o DVD não-autorizado editado pelo paulistano Andrews Ferreira Guedis, de 22 anos, recria o show da banda inglesa em São Paulo apenas com trechos de vídeos feitos pelo público da Chácara do Jockey, no dia 22 de março deste ano – e ainda inclui um bônus com as seis músicas do show carioca que não entraram na apresentação paulista, como “How to disappear completely” e “Just”.

“Não foi apenas uma colagem, foi um trabalho compartilhado e intenso”, diz Andrews, que sequer levou uma câmera ao show. Ele sincronizou as imagens captadas pelos fãs ao áudio da mesa de som que vazou na internet dias depois da apresentação.

 

 

“Quando você faz algo assim tão envolvente, que une as pessoas, que encaixa música e sentimento, no final isso é arte. O conceito não era chegar na qualidade de um DVD profissional ou simular um, era exatamente mostrar através de muitos ângulos, e sob uma perpesctiva de estar lá novamente no meio do público, o melhor show de 2009.”

Segundo ele, assistir ao DVD “é como se você tivesse asas e pudesse ir de um canto ao outro para assistir do ângulo de cada um, desde muito perto, até muito longe. A minha missão era eternizar as duas horas e meia do show, como uma retribuição. A emoção do público com a integração da banda a todo momento – isso precisava ser gravado, não apenas na memória de cada um.”

Andrews já trabalhava com vídeos, e conta ser fascinado pela mídia desde os 13 anos, quando gravava tudo em fitas VHS. Parte da sua experiência vem da edição do material visual de sua banda, a Refink, na qual toca guitarra. O grupo mantém um canal no YouTube que mostra bastidores de shows, ensaios e outras cenas gravadas a partir de celulares e câmeras fotográficas. “Foi o primeiro passo para aprender a lidar com as ferramentas profissionais de edição de vídeo que utilizo hoje, mas tenho muito a aprender ainda”, diz, modesto.

“Rain down”, pelos seus cálculos, já foi baixado mais de 600 vezes. “Chego a me assustar ao pensar na tamanha repercussão que o projeto alcançou. Acredito que se não fosse o poder do Radiohead, não renderia tanta divulgação”, observa. “Mas devo muito aos fãs, eles são responsáveis pela saúde do projeto, a cada vídeo que editava recebia muitas mensagens de incentivo. Esse reconhecimento deles e da mídia pagam todo o sacríficio, já que foram quatro meses de trabalho intenso, sem um equipamento adequado e sacrificando muitas vezes o pouco tempo que me restava no dia.”

 

 

Repercussão fora do Brasil


Apesar de muitas tentativas, Andrews até agora não teve nenhum retorno do Radiohead sobre o projeto. Mas a repercussão começa a ganhar ecos fora do Brasil. “Uma pessoa entrou em contato comigo do Canadá, querendo colocar todo o show no YouTube, e eu autorizei. Depois disso, muita gente de fora do Brasil começou a fazer o download”, conta Andrews, retratado em uma reportagem publicada no Peru. Além disso, o link para doações espontâneas no site de “Rain down” já rendeu ao autor R$ 100 de fãs que baixaram o DVD, dinheiro que está sendo empregado na manutenção do site.

Andrews conta que a parte mais difícil foi sincronizar o áudio de todos os vídeos e filtrar aqueles que realmente iriam ficar na edição final. Mas nada foi tão complicado quanto sair da Chácara do Jockey depois do show.

“Ficar voltando 50 vezes a mesma cena torna-se algo cansativo, mas a maior diversão com certeza era assistir às reações da galera, as cantorias e ver a emoção dos fãs. Também tive de diminuir os gritos, palavrões e palmas, de forma que não atrapalhassem o som da banda, mas ao mesmo sem tirar o brilho da plateia.”

“É engraçado como um festival desses não se preocupou com o público”, continua. Levei uns 30 minutos para ir embora, graças àquela saída única e cheia de buracos. Sem contar os mais de 40 minutos para sair do estacionamento. Aquilo foi um descaso geral e uma falta de respeito”, desabafa.



Bruno Veloso

Membro Idealizador do Projeto, Produtor de Eventos e Produtor Cultural, atuando profissionalmente na área de eventos desde 1993, na produção técnica/artística com serviços prestados em praticamente todos os veículos de comunicação: teatro, televisão, eventos sociais e coorporativos, desfiles, portal web etc. Na Produção Cultural com atividades em organizações do terceiro setor atuou como Diretor de Eventos do I.A.C.E ( Instituto de Ação Cultural e Ecológica) desde o ano 2000 até 2010 com eco-eventos em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, Uni Lever dentre outros e Produtor Cultural do Casa Brasil de Pirituba no ano de 2008, alem de toda a programação cultural do Alquimia Rock Bar em 2003 e 2004.




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