Artic Monkeys - 2009 - Humbug
Confesso que nunca fui fã desses rocks “modernos” – leia-se Indie Rock e derivados – e sempre passou quase desapercebido pelos meus ouvidos bandas mais atuais na cena Rock ‘n ‘Roll mundial. A primeira vez que escutei Artic Monkeys, ao contrário do que se via na febre que se abateu nos primeiros discos da banda, não dei a atenção devida – ainda mais por parecer somente mais um Rock que faria a cabeça da molecada de hoje. Quando me deparei escutando Crying Lightning, o primeiro single do álbum, me chamou um pouco a atenção, devido á guitarra mais trabalhada.
Fui atrás dos primeiros discos e desse lançamento. A imagem que tive de um Indie Rock simplesmente dançante não saiu de minha cabeça nos primeiros trabalhos, porém, escutando eles e o Humbug, vemos uma clara evolução da banda nesse terceiro trabalho. Primeiro, o disco soa mais arrastado e obscuro, fazendo com que as músicas ficassem mais “sérias” em relação aos primeiros trabalhos. As composições estão mais cheias, detalhadas, não deixando aquele vazio no meio das músicas. As faixas como a já citada, o segundo single Cornestone, Dangerous Animals, Pretty Visitor e The Jeweller’s Hand (a que mais me agradou), são as que mais soam agradáveis aos ouvidos. Segundo, as letras são primorosas, deixando de lado aquele ar rebelde e apostando em temas mais maduros.
O vocalista do The Kill, V.V., participa na The Fire and the Thud enquanto na Potion Approaching lembra muito o som do Queen of the Stone Age. Aliás, Josh Homme, ex-integrande do Queen of the Stone Age, assina a produção do álbum juntamente com James Ford; talvez, pela experiência de ambos, fez com que o disco soasse mais maduro e pesado que, mesmo não deixando o conceito Indie pra trás, deixa o disco como destaque perante outras bandas do estilo. Um bom lançamento que quem curte um bom Rock ‘n’ Roll, independente do estilo. Poden conferir sem medo.
Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.