Týr - 2009 - By the Light of the Northern Star
Ultimamente vemos uma “onda” de bandas fazendo o Folk Metal – ou seja, o Heavy Metal baseado em lendas e músicas folclóricas. Mas muitas caem na pior das armadilhas: a grande semelhança entre elas, com poucas sendo realmente originais. O Týr é uma das que vem se destacando a cada disco lançado.
Com esse lançamento, By the Light of the Northern Star, a banda mostra mais amadurecimento diante de seus álbuns anteriores, se destacando das demais bandas com uma entidade própria. As melodias do guitarrista Terji Skibenæs junto com a voz de Heri Joensen – que se destaca por ter um timbre médio-grave bastante incomum e sem fazer guturais – formam a espinha dorsal da banda. Com letras intercaladas entre o inglês e sua língua natal – inclusive a banda vem das Ilhas Faroe, lugar bastante incomum para banda de Heavy Metal – as músicas ora empolgam, oram não... ás vezes parece que fala “algo” nas composições, parecendo meio vazias – talvez um maior trato harmônico resolveria esse pequeno impasse – mas isso não deixa que o álbum soe ruim. Músicas como Into the Storm, Northern Gate, By the Sword in my Hand e a faixa título são boas composições que já foram mostradas que funcionam bem ao vivo. Destaque também para a maravilhosa arte da capa do CD.
Um razoável lançamento que acredito que irá agradar somente aos fãs mais fervorosos do Viking Metal
Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.