Paradise Lost - 2009 Faith Divides Us – Death Unites Us
Bandas de anos de estrada sempre fazem experimentos em suas carreiras. Os britânicos do Paradise Lost, após um começo que marcou a história do Doom Metal que culminou em seu ponto alto com o clássico Draconian Times, lançou discos que, mesmo não sendo fracos, mas mudaram seu estilo para algo mais gótico e experimental, o que perdeu muitos fâs durante esse período. Mas desde o In Requiem a banda vem resgatando o som de outrora.
Com esse Faith Divides Us – Death Unites Us (um dos mais belos e filosóficos nomes que um disco poderia receber) a banda volta a fazer músicas poderosas como a fantástica faixa de abertura As Horizons End. A banda está bem coesa, principalmente o vocalista Nick Holmes, que voltou a cantar alguns guturais. Apesar de voltar a compor em alguns elementos resgatando o passado, a banda não deixou de lado suas fases mais experimentais, tornando assim um disco soturno, pesado e, ao mesmo tempo, bem atual, como podemos ver nas faixas I Remain, Frailty e na faixa título. Destaque também para a lindíssima capa do disco.
Mais uma banda que, ao exemplo de nomes como Kreator, Megadeth e Moonspell, voltam aos poucos a suas origens e retomando o posto dentro do cenário Heavy Metal que lhe são por direito.
Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.