Resenhas

Ozzy Osbourne - 2011 - Diary of a Madman (30th Anniversary Legacy Edition)

Por Fabiano Cruz | Em 28/07/2011 - 21:49
Fonte: Alquimia Rock Club

A história todos já conhece; é besteira aqui relatar como Ozzy Osbourne se desligou do Back Sabbath e começou sua bem sucedida carreira solo. E essa passagem, uma das mais importantes da história do Heavy Metal, já faz mais de trinta anos, e como a maioria das bandas e artistas estão fazendo, Ozzy não ficaria para trás e está relançando seu material mais antigo em edições comemorativas. Há exatos 30 anos ele lançou Diary of Madman, um trabalho seminal que contou com a clara evolução – e para onde iria se não tivesse falecido – do companheiro de guitarra de Ozzy, Randy Rhoads, idolatrado até os dias de hoje. Apesar de ser um disco forte – afinal são canções riquíssimas do nível de Over The Mountain, Flying High Again, Believer e Diary of a Madman que fazem o trabalho -, Diary of a Madman não saiu de problemas e brigas; gravado por Bob Daisley e Lee Kerslake ao lado de Ozzy e Rhoads, não tiveram seus nomes creditados, o que fez com que fossem à justiça para ter seus direitos. Numa jogada patética e ridícula, o disco foi relançado com gravações de Robert Trujillo e Mike Bordin em 2002, o que causou até mesmo ira de alguns fãs. Nesse Legacy Edition, Ozzy e sua “querida” esposa viram a burrada e remasterizaram os originais do trabalho. Mesmo as músicas já serem bem conhecidas, é impossível negar o ótimo trabalho feito, mostrando os riffs da guitarra muito bem detalhados e dando o verdadeiro valor ao baixo e bateria originais.


O material extra fica por conta de um CD ao vivo da época, com Rudy Sarzo e Tommy Aldrigdge, tornando uma das formações mais poderosas que o Heavy Metal já viu. Uma gravação limpa, sem os embolos que são comuns em um disco ao vivo; a apresentação fica evidente a força do primeiro trabalho, pois de 11 faixas, seis são do Blizzard of Ozz, como I Don't Know, Mr. Crowley e Suicide Solution, e algumas faixas do Black Sabbath: Iron Man, Children of the Grave e Paranoid. Esse CD ao vivo também mostra como Rhoads tocava ao vivo, sempre com inteligência e garra!


O trabalho pode ser adquirido separado ou na caixa especial que vem também uma remasterização com faixas bônus do Blizzard of Ozz, um livro de 100 páginas, uma réplica da cruz que Ozzy sempre usa e um DVD documentário contando os 30 anos dos dois trabalhos com imagens inéditas e depoimentos de Ozzy, sua esposa e outros músicos que foram influenciados por ele como ex-parceiros e amigos, como Lemmy, Zakk Wylde e Steve Vai. Um belo relançamento de um dos discos imortais da história do Heavy Metal, indispensável a qualquer um!
 



Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.




blog comments powered by Disqus