Resenhas

Vomitory - 2011 - Opus Mortis VIII

Por Fabiano Cruz | Em 02/09/2011 - 20:46
Fonte: Alquimia Rock Club

A Suécia sempre nos apresentou grupos totalmente extremos de alta qualidade e técnica (ainda hoje me pergunto se deve ter algo na água que eles bebem...), e os experientes do Vomitory não poderiam ficar de fora da lista. Opus Mortis VIII é um petardo sonoro do começo ao fim, um Brutal Death Metal que hora soa HC aqui, hora soa Thrash ali, mas nunca perdendo a sonoridade e essência musical que criaram nos seus mais de 20 anos de carreira. Poderia sem somente “mais um disco”, se não fosse pela técnica soberba que a banda desfila pelo disco. Os riffs que os guitarristas Urban Gustafsson e Peter Östlund mostram uma criatividade ímpar e solos matadores; Tobias Gustafsson esmurra sua bateria sem piedade nenhuma, algumas viradas chegam a desnortear quem estiver ouvindo; e Erik Rundqvist é o grande destaque do disco. Seu baixo soa raivoso, intenso, em alguns momentos chega a sobressair sobre as guitarras e sua voz grave dá o tom sombrio nas músicas.


O disco é perfeito em sua totalidade, com um destaque merecido com a abertura fulminante do trabalho com Regorge in the Morgue, as arrastadas e densas They Will Burn e Shrouded in Darkness e as pancadarias desenfreadas de Bloodstained, Torturous Ingenious e Combat Psychosis, canções de deixar qualquer um de pescoço moído... De quebra, ainda lançaram uma edição especial com quatro bônus, que são regravações de clássicos (Raped in Their Own Blood conseguiu ficar ainda mais matadora, como pode?). Uma produção cristalina e uma belíssima arte aumentam ainda mais o potencial do trabalho que, se repararmos em sua discografia, é o mais complexo e técnico, o tornando talvez o melhor disco dos caras (e olha que eles tem trabalhos do nível de Blood Rapture e Pimal Massacre...). Indispensável para os “deathbangers”. Veja abaixo o vídeo de divulgação do trabahlo com Regorge in the Morgue



 



Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.




blog comments powered by Disqus