Resenhas

Ben Waters - 2011 - Boogie 4 Stu (A Tribute to Ian Stewart)

Por Fabiano Cruz | Em 08/09/2011 - 21:19
Fonte: Alquimia Rock Club

Ben Waters, um dos mais renomados pianistas de Boogie Woogie/ Rock’ n’ Roll da atualidade, resolveu homenagear uma de suas influências, um dos fundadores do Rolling Stones Ian “Stu” Stewart. Boogie 4 Stu é um disco repleto de canções cheias de “swing”, um verdadeiro trabalho de Boogie e Rock que nos leva numa viagem aos tempos que pianistas e bandas tocavam nos enfumaçados clubes norte-americanos onde nasceu esse estilo musical. Alternado clássicos absolutos do estilo, como a tradicional canção Midnight Blues, com canções mais “novas”, como a composta por Ray Charles Lonely Avenue, Waters é envolto por convidados pra lá de ilustres, começando pelo sax do renomado P.J. Harvey como na citada Loney Avenue, que deu um clima, junto com as vozes, totalmente sensual. Jools Holland, pianista e cantor, participa em quase todas as faixas, com Watres dando bastante espaço para ele aparecer.


Mas os mais ilustres mesmo são os próprios integrantes do Rolling Stones. Charlie Watts comanda a bateria em todas – para quem não sabe, Watts e Waters tem juntos um projeto chamado The A,B,C & D Of Boogie, deixando bastante sua marca; e numa junção hoje em dia quase surreal, Waters juntou Bill Wyman – outro ex-integrante dos Stones – aos já lendários Mick Jagger, Keith Richards e Ronnie Wood na canção Watchin The River Flow, de Bob Dylan, gravando assim uma das mais importantes formações – se não a mais! – que os Stones já teve em sua história; a música ficou a cara dos trabalhos que a banda fez no começo de carreira, só esse som já vale a aquisição do disco


Outra participação magnífica ficou a cargo do próprio Ian Stewart em uma gravação ao vivo em 1988 no Montreaux Jazz Festival de Bring It On Home To Me, numa participação de encher os olhos de lágrimas. Mas quem pensa que a homenagem e os participantes faz “apagar” o brilho do pianista, não se enganem; músicas solos como a abertura Boogie Woogie Stomp e Suitcase Blues são tocadas com perfeição. O disco foi produzido pelo renomado Glyn Johns, que já trabalhou com The Beatles, The Rolling Stones, Led Zeppelin, entre outros, e a arte, uma belíssima pintura, feito pelo artista Sir Peter Blake. Um trabalho imperdível para quem gosta do puro Rock’ n’ Roll!
 



Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.




blog comments powered by Disqus