Resenhas

Autopsy - 2011 - Macabre Eternal

Por Fabiano Cruz | Em 20/10/2011 - 20:31
Fonte: Alquimia Rock Club

O que esperar de uma banda, uma das lendas do Death Metal, que não gravava nada a mais de 15 anos? Após uma rápida reunião para alguns shows especiais, o Autopsy nos surpreende com o lançamento de Macabre Eternal. E preparem seus ouvidos para a mais pura podridão no mais puro e visceral Death Metal Old School que vocês podem ouvir. Sim, os longos anos sem nenhum material não afetou em nada a banda; pelo contrário, com a produção de hoje em dia, só valorizou ainda mais o poderio do Autopsy.


Nos surpreende já na entrada com Hand of Darkness, uma canção com riffs e mais riffs sujos e pesados – lembrando que aqui nos remete ao início do estilo, ou seja, é aquele Death Metal que priorizava mais o peso do que a velocidade. Certos momentos a escola do Death Metal se mistura a riffs arrastados e sombrios do Doom, como na Always About To Die e Sewn Into One. Mas o combo de letras doentias (e como estão doentias nesse trabalho! Um deleite para os fãs do lado mãos “gore" da banda) e músicas mortais dão o tom ao disco todo: Seeds of Doomed, Dirty Gore Whore, Macabre Eternal. O ápice da criatividade e insanidade fica pela “épica” Sadistic Gratification: pouco mais de 10 minutos onde a banda mostra todo seu poder.


O disco tem tudo que os fãs do estilo adoram: riffs e mais riffs (e muito bem compostos!), bateria avassaladora e um baixo marcante e preciso; tudo em uma produção perfeita, e ao mesmo tempo timbres sujos, não esquecendo o passado da banda. E o destaque fica por conta de Chris Reifert. Além de ser um dos pouquíssimos que encaram a complicada tarefa de dividir bateria e voz, o cara é insano quando canta; tem momentos que sua interpretação soturna e desesperadora, aliada ao seu timbre que fica meio grave, meio gutural, chega a incomodar. Aliás, esse trabalho é um “chute nos bagos” de qualquer purista. Um clássico da banda e certamente um dos melhores discos de 2011 dentro do Heavy Metal!
 



Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.




blog comments powered by Disqus