Resenhas

Vulcano - 2011 - Drowning in Blood

Por Fabiano Cruz | Em 30/01/2012 - 20:16
Fonte: Alquimia Rock Club

Uma das bandas mais conceituadas do cenário extremo do Brasil, Vulcano, nos presenteia com seu novo trabalho 11 músicas do mais alto nível carregado de ira e violência. Drowning in Blood é uma lição que mistura o Thrash/Black/Death Metal  de deixar qualquer headbanger com o pescoço moído. O trabalho em si não dá a mínima para as produções atuais, sendo totalmente voltado às escolas antigas dos estilos, porém a produção ficou cristalina e perfeita, o ideal para que a “rifferama” da banda não soe em nenhum momento embolado e a cozinha ouvida com perfeição.


A espinha de criação ficou por conta de Zhema Rodero (guitarra), Arthur Von Barbarian (bateria) e Luiz Carlos Louzada (vocal), que desde a volta da banda com o disco Tales from the Black Book, vem lapidando o som da banda.  A trinca de abertura com Awash in Blood, Devil's Forces e Total Desolation deixa qualquer um sem fôlego tamanha técnica e violência são tocadas. Prison in the Hexagon tem uma rítmica martelante em uma força surreal enquanto 100 & 50 é uma pancadaria sem dó. Infamous Poets a banda flerta com o Doom e músicas como Zodiac Attack (para mim, a melhor do disco), que mais se assemelha a um trator passando por cima de tudo e todos, e The Evil Always Returns, que chega a ser um exercício dos primeiros anos do Black Metal, já nasceram clássicas.


A técnica dos músicos chega a impressionar. Os riffs e mais riffs das guitarras são de uma qualidade impressionante e muito bem trabalhados em sua variações e a cozinha não para um momento sequer, principalmente com Arthur mandando ver seu kit sem piedade nenhuma. O clima “old school” se completa com a excelente arte que figura na capa do trabalho, a cargo do artista plástico Celso Barbieri, onde o trabalho que mistura técnica de óleo em tela e fotos resgatou bastante a aura do Heavy Metal lá pelos idos dos anos oitenta. Um disco imperdível, onde mais um álbum mostra muito da evolução das bandas nacionais.
 



Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.




blog comments powered by Disqus