Resenhas

Leslie West - 2011 - Unusual Suspects

Por Fabiano Cruz | Em 06/03/2012 - 20:53
Fonte: Alquimia Rock Club

Fundador da lendária banda Mountain e um dos maiores guitarristas da história do Rock’ n’ Roll, Leslie West, passou por sérios problemas de diabetes, o que infelizmente lhe causou a perda de uma perna e momentos delicados em sua vida. Mas após a tempestade, West não deixou se abater e com o material já gravado antes de seus problemas de saúde em mãos, lançou seu disco solo Unusual Suspects. A genialidade do músico já é indiscutível, mas esse trabalho é uma “ode” à guitarra, principalmente pelo time de participantes que ele conseguiu juntar: Steve Lukather. Slash. Billy Gibbons. Joe Bonamassa. Zakk Wylde.


O trabalho tem a marca registrada de West, basta perceber nas canções do porte de To the Moon e Legend, mas as canções que temos as participações, West deixou seus amigos livres e a vontade para colocar suas marcas, criando uma linguagem e conversa entre as guitarras de uma perfeição primorosa. A abertura com One More Drink For The Road, um Boogie contagiante, tem a guitarra de Lukather em perfeita sintonia com West; Third Degree, um pesado Blues, já tem em sua estrutura um pouco da identidade de Bonamassa, enquanto a participação de Gibbons deixou a Standing on a Higher Ground com uma cara bem Southern com um riff extremamente dançante!


Mas duas figuras se destacam junto a West... Sem mais o que provar para ninguém, Slash manda e desmanda no comando em Mudflap Mama com seus geniais riffs em slide e o mais novo “God of Guitar” Wylde solta riffs e mais riffs ao lado de West na “hardaça” Nothing’s Changed, o ponto alto do trabalho! E se não bastasse isso, ambos voltam ao lado de Leslie na Turn Out the Lights, um blues clássico de Willie Nelson, onde a composição em violões e solos slide é perfeitamente comandada pela belíssima interpretação de West, que deixou a música com aquele ar “carregado de whiskey velho”


A banda de apoio não faz feio perante tantos caras que fizeram (e fazem) parte da história da guitarra. Phil Parlapiano manda muito nos momentos mais boogies no piano, Fabrizio Grossi segura o time nas quatro cordas – além de ter produzido o trabalho - sem se intimar e Kenny Aronoff mostra o porquê de ter sido o baterista escolhido para segurar as pontas no Chickenfoot temporariamente. Um disco extremamente contagiante, alto astral, gostoso de ouvir, apesar de duas escorregadas que não comprometem o trabalho como um todo: a versão de I Feel Fine dos Beatles ficou meio “perdida” no meio do trabalho e a desnecessária versão de I Don't Know 'The Beetlejuice Song' que fecha o disco. Que o Leslie West mantenha a cabeça erguida e continue lançando trabalhos como esse!
 



Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.




blog comments powered by Disqus