Resenhas

Pink Floyd - 2011 - Wish You Were Here (Immersion Box Set)

Por Fabiano Cruz | Em 06/03/2012 - 21:27
Fonte: Alquimia Rock Club

No grandioso projeto que relançou em um box a discografia remasterizada do Pink Floyd e uma atenção especial a três clássicos absolutos da banda em versões Experience e Immersion, o Alquimia Rock Club teve acesso, como no clássico Dark Side of the Moon, ao Box Immersion de Wish You Were Here. Lançado em 1975, Wish You Were Here marca o começo da fase mais densa e melancólica  que a banda passou... O disco em si talvez seja um dos mais melancólicos do Pink Floyd, principalmente pela longa faixa Shine on Your Crazy Diamond e sua história por trás; com uma das mais inspiradas e belas letras e uma composição totalmente intimista à banda, fala sobre o eterno fundador Syd Barret e sua loucura (imortais as palavras iniciais das canções - Remember when you were young,/ You shone like the sun./ Shine on you crazy diamond./ Now there's a look in your eyes,/ Like black holes in the sky./ Shine on you crazy diamond.), foi marcada pela presença inesperada do próprio ao estúdio onde a banda finalizava o disco. Irreconhecível a um primeiro momento, em um clima estranho e gélido, foi mostrada a ele a canção em sua homenagem, onde não esboçou nenhuma reação; após isso, nenhum integrante da banda teve mais contato com ele.


Fato que esse encontro influenciou muito no resultado final do trabalho. A guitarra de Gilmour esbanja belas melodias extremamente tristes, principalmente em solos de arrancar lágrimas; os teclados de Wright soam oníricos, psicodélicos, em um dos maiores momentos do tecladista na banda – não tem como descrever os efeitos que ele tira dos instrumentos em Welcome to the Machine -; o baixo de Waters foi gravado de uma maneira em certos momentos imponente, um prenúncio dos problemas internos que a banda passaria a partir daqui com ele tomando as rédeas e caminhos sonoros da banda; e a bateria de Mason soa num híbrido de segurança e fragilidade, como se uma redoma de cristal envolvendo a banda quebrasse a qualquer momento. Todas essas emoções são aumentadas pela remasterização da gravação original no primeiro disco do box.
 

No segundo disco, talvez tenha a maior preciosidade dos bônus e faixas novas nos três Box especiais. Começa pelas faixas ao vivo gravada no Wembley Empire Pool, em 1974 – portanto, antes do disco ser lançado. Shine On Your Crazy Diamond aparece em uma versão diferente do disco; tocada inteira em seus poucos mais de vinte minutos, foi muito levada pelo estilo “bluesy” de Gilmour, ficando um pouco mais “suja” tanto na voz como no instrumental (ao contrário da cristalinidade que ela tem em estúdio). As faixas seguintes são primeiras versões de canções que apareceriam em Animals: Raving and Drooling assusta por ser mais agressiva, em uma natureza totalmente diferente das canções mostradas pela banda ao vivo até então (inclusive Waters entra com uma vocalização bem furiosa); o embrião que mais tarde lapidado a banda gravou como Sheeps. E outro clássico de Animals, Dogs, aparece como a terceira faixa ao vivo, aqui nomeada You’ve Got to be Crazy, em um soberbo momento ao vivo da banda, principalmente por parte de Gilmour e Wright. Interessante notar que as canções delicadas e melancólcias de Wish You Were Here foram compostas quase que simultaneamente pela agressividade que a banda mostra em Animals...


Do projeto nunca lançado Household Objects (para quem nunca ouviu falar, após Dark Side of the Moon, o Pink Floyd resolveu gravar faixas bem experimentais gravados com inúmeros objetos e efeitos, similar ao Ummagumma ou faixas como Alan's Psychedelic Breakfast, como uma forma de ir contra a exposição e fama que adquiriram), aqui temos a inédita Wine Glass, uma doce instrumental onde Right comanda nos efeitos e sonorizações.  Have a Cigar aparece em uma versão alternativa e Wish You Were Here em uma versão com a participação do violinista Stéphane Grappelli, dando um ar totalmente folk a essa canção, em uma versão tão bela quanto a “oficial”.


Com capas e arte novas, o box Immersion vem com mais três discos em DVD: no primeiro a remasterização em diversas formas, como em 5.1 Surround Mix e em Quad Mix. O segundo DVD, visual, nos brinda com belos vídeos da banda, como o clipe animado de Welcome to the Machine e várias fotos das turnês na época. O Blue Ray temos todo o material condensado em um único disco.


Não teria como deixar esse grandioso disco de fora dos especiais Immersion. Sua beleza já faz parte como um dos grandes discos da história do Rock, e foi completado com belas faixas extras e inéditas. Com a vinda de Roger Waters ao Brasil, falta somente o Alquimia Rock Club escutar o box Immersion do The Wall...
 



Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.




blog comments powered by Disqus