Resenhas

Big Brother and the Holding Company - 2012 - Live at the Carousel Ballroom 1968

Por Fabiano Cruz | Em 02/06/2012 - 18:58
Fonte: Alquimia Rock Club

Tem bandas que marcaram para sempre sue nome na história do Rock’ n’ Roll. A Big Brother and the Holding Company, nos anos que atuaram ao lado de Janis Joplin, é uma delas. E é sempre bom termos lançamentos inéditos de apresentações dessas lendas, e não seria diferente com o lançamento de Live at Carousel Ballroom 1964, nos trazendo uma apresentação no templo da música lisérgica em São Francisco em tempos que a banda estava afinadíssima.


Claro, a eterna voz que influencia 10 entre 10 cantoras de Rock e Blues hoje em dia de Janis Joplin sempre se destaca. A gravação de I Need a Man to Love, Piece of My Heart e Call on Me é de surpreender; uma aula para novas vocalistas. Na apresentação também ficou em evidência as incendiárias guitarras de Sam Andrew e James Gurley... Solos e riffs cheios de peso e psicodelia - o que é essa Coo Coo, heim? -, percebemos o quanto os shows da banda eram especiais na época.


Mas o que mais chama a atenção é justamente como um show de 1968 pode soar tão limpo e cristalino como aqui apresentado? Owslet Stanley, o “Bear”, falecido a um pouco mais de um ano, é o “mago” por trás da produção. A gravação foi masterizada e supervisionada por quase completo pelo Bear antes de falecer, e se pensarmos na qualidade que uma gravação antiga tem, e ouvirmos como ficou, imaginamos o trabalho fenomenal que foi realizado... E o melhor: claramente sem overdubs e afins, o que faz a sonoridade soar honesta e crua. O trabalho ainda vem com um livreto de 28 páginas repleto de fotos, o que faz tornar o conjunto um excelente registro histórico.
 



Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.




blog comments powered by Disqus