Resenhas

O.S.I. - 2012 - Fire Make Thunder

Por Fabiano Cruz | Em 25/06/2012 - 20:32
Fonte: Alquimia Rock Club

Mesmo com a saída de Portnoy, Jim Matheos e Kevin Moore de estabilizaram e fizeram do O.S.I. não mais um projeto, e sim um trabalho que ambos intercalam com lançamentos de suas principais bandas. Depois do aclamado Blood, o conceituado baterista Gavin Harrison continuou com a dupla e com o sistema de gravações em estúdios próprios e trocas de arquivos por internet (algo que muitos músicos fazem hoje em dia de uma maneira até comum), o O.S.I lança seu quarto trabalho, Fire Make Thunder.


Sempre com trabalhos distintos entre si, tanto Matheos quanto Moore não tem nenhum medo de experimentar e ousar nos discos. Fire Make Thunder usa e abusa de sons eletrônicos e efeitos, intercalando faixas com um peso anormal com faixas calmas. A guitarra característica de Matheos (que cuida também do contrabaixo) soa perfeita em riff contagiantes; a abertura com Cold Call (depois de uma Intro voltada à sonoridades e sintetizadores) é comandada por pelos riffs pesados e muito bem timbrados, mostrado o caminho que Matheos percorre.


Moore se sobressai. Seus efeitos e timbres nos teclados e sintetizadores mostram o porquê dele ser um dos mais conceituados no instrumento. O disco tem texturas e sonoridades que prendem a atenção por todo seu tempo e algumas faixas como Guards são levadas pela sua criatividade. No meio de “loucuras” musicais recheadas de quebras de tempos e experimentos, o O.S.I dá espaço a belas “baladas”, como For Nothing, uma das mais perfeitas composições da dupla. Invisible Man termina o trabalho de forma magnífica, mostrando o domínio que ambos tem em compor algo com vários e diversos elementos e andamentos, uma verdadeira ode ao Prog Metal.


Muito bem gravado e com Harrison (como sempre) tocando absurdo – afinal, é um dos maiores bateristas na atualidade – Fire Make Thunder não deixa a “peteca” cair, mantendo a discografia do O.S.I. em excelentes trabalhos. Essencial para fãs de Progressivo e música experimental em suas mais variadas vertentes!
 



Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.




blog comments powered by Disqus