Resenhas

Viper - 01.07.2012 - Via Marques, São Paulo

Por André BG | Em 05/07/2012 - 20:55
Fonte: Alquimia Rock Club

Muitos não sabem, principalmente os mais novos, mas essa lenda do metal nacional chamada Viper é considerada um dos precursores do Heavy Metal Melódico no mundo, pois seus primeiros registros  são praticamente da mesma época que os primeiros lançamentos dos alemães do Helloween (lembrando que por volta de 1985 o acesso as informações não era tão fácil, não existia internet, sendo pouco provável uma banda ter conhecimento ou influenciado a outra). Os brasileiros não ficaram tão famosos como os alemães, mas conseguiram deixar sua marca, mostrando ao mundo um vocalista fora de série, respeitado e admirado mundialmente chamado André Matos, apenas para lembrar a importância do Viper para o Heavy Metal. A noite de domingo, dia 01 de Julho, vai ficar para sempre na memória dos fãs que puderam conferir a volta dessa lenda com André Matos nos vocais após 22 anos, com a To Live Again Tour, comemorando os 25 anos do lançamento do clássico álbum Soldiers of Sunrise, e tudo isso sendo registrado para a gravação de um DVD. A reunião também contou com Pit Passarell (baixo),  Guilherme Martin (bateria),  Felipe Machado (guitarra) e  Hugo Mariutti (guitarra) que substitui Yves Passarell, hoje guitarrista do Capital Inicial, fazendo participações quando possível na turnê comemorativa.


Por volta das 21:10 (mais de uma hora de atraso) e com o Via Marques completamente lotado por fãs de todas as idades, o Viper entra em cena com Knights Of Destruction, dando inicio a avalanche de clássicos que viriam pela frente com a execução do álbum Soldiers of Sunrise (1987) na integra, em uma ordem um pouco diferente do álbum, mas não menos empolgante. Músicas como The Whipper,  Soldiers Of Sunrise e H.R., que encerrou a primeira parte do show, foram executadas com muita energia por uma banda muito afiada, e com o público respondendo a altura. Em seguida foi exibido nos telões do Via Marques vídeos com imagens históricas da banda com depoimentos dos integrantes sobre tais fatos, trazendo um clima de saudosismo aos fãs mais velhos.


A segunda parte da apresentação foi dedicada ao segundo álbum Theatre of Fate (1989) e começou com a intro Illusions, seguida de At Least a Chance e To Live Again, com André Matos dando um show a parte e mostrando por que é considerado o melhor vocalista do Brasil e um dos melhores do Mundo em seu estilo. Como fã do Viper que sou e não tendo a oportunidade (nem idade) de ter visto a banda com essa formação, não posso deixar de dizer que ouvir o solo do começo de A Cry From the Edge foi simplesmente de arrepiar, assim como o momento em que André Matos chamou ao palco Yves Passarell, irmão de Pit Passarell e eterno guitarrista do Viper, para executarem a clássica Living for the Night, com certeza o maior sucesso da banda, onde aproveitaram o momento também para apresentar todos os integrantes, todos muito ovacionados pelos fãs. Essa parte do show também não seguiu a mesma ordem do álbum, sendo assim  Prelude to Oblivion foi encarregada de fechar o show.


No bis mandam Crime, do EP Vipera Sepiens (1993), e a baladinha The Spreading Soul do álbum Evolution (1992), e na seqüência Yves Passarell é mais uma vez chamado ao palco para mandarem Rebel Maniac e We Will Rock You do Queen, também do álbum Evolution, fechando a noite em grande estilo. Ainda não se sabe se essa reunião comemorativa do Viper é definitiva ou não, mas quem esteve no Via Marques saiu de lá mais que satisfeito, apesar de em certos momentos do show o som não estar perfeito e da casa ter tido alguns problemas, como falta de água, o que se viu foi uma verdadeira festa. Agora é aguardar por mais shows, o lançamento do DVD com esse show memorável e quem sabe um álbum de inéditas para coroar de vez esse retorno do Viper (vale lembrar que algumas imagens capitadas nessa noite também serão usadas no filme Brasil Heavy Metal).


Set List
Primeira parte:

01. "Knights Of Destruction"
02. " Nightmares"
03. "The Whipper"
04. "Wings Of The Evil"
05. "Signs Of The Night"
06. "Killera (Princess Of Hell)"
07. "Soldiers Of Sunrise"
08. "Law Of The Sword"
09. "H.R."
Segunda parte:
10. "Illusions"
11. "At Least a Chance"
12. "To Live Again"
13. "A Cry From the Edge"
14. "Living for the Night"
15. "Theatre of Fate"
16. "Moonlight"
17. "Prelude to Oblivion"
Bis
18. "Crime"
19. "The Spreading Soul"
20. Rebel Maniac
21. We Will Rock You (Queen)


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

.

 

 



André BG



blog comments powered by Disqus