Tedeschi Trucks Band - 2012 - Everybody's Talkin'
Quando o casal Derel Trucks e Susan Tedeschi lançaram ano passado Revelator com a banda Tedeschi Trucks Band, o mundo do Sounthern Rock / Blues aclamou em pé o primeiro trabalho da banda – so para terem idéia, a “bolacha ganhou prêmios do nível do Grammy em Best Album e Album of the Year no Blues Music Awards 2012. Em estúdio, ao lado de uma big band de dar inveja, a banda conquistou seu terreno logo do debut. Mas.. e ao vivo? Everybody’s Talkin chega pra mostrar todo o poder da banda nos palcos. E que poder!
Um trabalho duplo que consta com quase duas horas de som, tudo é perfeito. Mesmo com poucas de Revelator, o set list caiu muito bem no estilo da banda, e os longos solos – com todos os músicos tendo seu espaço para mostrar suas habilidades e musicalidade – não soam nem um pouco enfadonhos. Midnight in Harlem aqui ganha uma versão de 10 minutos de sua deliciosa e maliciosa melodia, daquelas canções que literalmente nos envolvem e nos fazem “viajar” a outros lugares; Learn How to Love ganhou um peso extra na cama harmônica que os metais fazem; impossível ficar parado com o clima que Bound For Glory ganhou ao vivo. Mesmo com a força de suas composições serem maiores ao vivo do que em estúdio, são nas releituras de outros compositores que a Tedeschi Trucks Band dá um show à parte. Rollin’ And Tumblin’, de Elmore James, tem um balanço extremamente sugestivo, de sair dançando conforme o ritmo da canção; Sam Cooke aparece na versão de Wade in the Water, música que nos transporta na época de ouro, nas raízes da música negra norte-americana. E o que fazem em Uptight (Everything’s Alright)... Steve Wonder teve ter ficado extremamente orgulhoso do que a banda fez nessa sua composição...
Claro que, individualmente, os destaques individuais ficam por conta do casal Derek Trucks está em um de seus melhores momentos... seus riffs, seus solos... A musicalidade dele é algo inacreditável; pode solar por minutos e minutos que nada soa cansativo, diferente de muitos “guitar heros” que tem ai. Susan simplesmente “destrói” tudo com sua potente e bela voz, soando ainda mais grandiosa do que em estúdio. E mesmo no meio dos dois, o baixista Oteil Burbrigde e o tecladista Kofi Burbrigde, irmão que Derek trouxe de sua outra banda, The Derek Trucks Band, fazem solos memoráveis no trabalho.
Um excelente disco ao vivo, não só pela performances dos músicos, mas pela toda produção: gravação perfeita e limpa, uma bela arte gráfica, produção que foi cuidada nos mínimos detalhes. Uma aula de como se lançar um disco ao vivo onde tudo praticamente soa plástico, falso e sem alma.
Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.