A mente musical do Ihsahn posso dizer ser, ultimamente, uma das mais complexas. O nível absurdo que suas composições chegaram em Eremita é algo surreal. A maestria com que Ihsahn conseguiu juntar em uma sonoridade o Black Metal com o Progressivo, desde seu primeiro trabalho solo, chega ao ápice nesse novo trabalho. Eremita é conceitual, sobre os caminhos filosóficos de uma pessoa misantrópica; e a complexidade do assunto, em um jogo onde as letras são bem caóticas, se junta perfeitamente na sonoridade das músicas.
As partes mais rápidas fazem um contraste perfeito com passagens mais cadenciadas e lentas, como na abertura com Arrival e na sequencia com The Paranoid. The Eagle And the Snake tem um trabalho fantástico de timbres, variações e modulações, difícil chegar a entender onde musicalmente Ihsahn tenta chegar. Introspection e Recollection são canções puramente intimistas, onde Ihsahn brinca bastante com os caminhos mais progressivos, enquanto Something Out There e Departurte são avassaladoras e extremas. Os destaques ficam por conta de Catharsis, faixa com um belíssimo (e dissonante!) trabalho de voz e saxofone e The Grave, uma peça Doom/ Black/ Prog que chega a incomodar com sua estrutura.
Importante notar o quanto o saxofone se incorporou ao som do Ihsahn; novidade no disco anterior, After, aqui o instrumento é peça indispensável nas composições: hora é solista, hora faz bases, hora soundscapes, fazendo com que o disco ganhe muito em termos de sonoridade. Outro ponto a se destacar são as participações de outros músicos, como Jeff Loomis e Devin Townsend, mostrando que Ihsahn está mais aberto musicalmente para chamar outros músicos a participar de seu trabalho
Eremita provoca diversas reações a quem escuta; um trabalho riquíssimo e cheio de detalhes que serão percebidos somente com várias audições, levando o Heavy Metal extremo a lugares nunca antes chegado. Indispensável e um dos melhores discos do ano
Fabiano Cruz
Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.