Resenhas

Titãs - 1986 - Cabeça Dinossauro (Edição Comemorativa 30 Anos - 2012)

Por Fabiano Cruz | Em 07/10/2012 - 18:50
Fonte: Alquimia Rock Club

Uma das maiores bandas do Rock nacional completa 30 anos de estrada. Os Titãs foram influência por gerações no Brasil, onde sua música traduziu tudo aquilo que o brasileiro queria soltar aos quatro ventos, um dos maiores nomes da música no Brasil que souberam como transportar para a arte musical o que viviam e presenciavam em nossa sociedade. E vinte cinco anos atrás, a banda lançava Cabeça Dinossauro... Um grito de revolta a tudo e a todos; a banda colocou em 13 faixas toda a angústia e apreensão que a população sofria em um país que restou caos em cima de caos após uma recente ditadura militar.


O disco “fez a cabeça” de todos. O país ainda estava digerindo as novidades e o mundo vasto do Rock’ n’ Roll, e os Titãs ao lado do produtor Liminha, conseguiram reunir tudo nesse trabalho, chocando não so liricamente, mas também musicalmente a quem escutava o disco; Cabeça Dinossauro ao mesmo tem o respeito dos headbangers como a base de muitos punks no Brasil, assim como chamou a atenção da mídia além do Rock, inclusive programas de televisão. A crítica “come solta” a todos os lados: Polícia, Igreja, Estado Violência. O refrão “eu não sabia/ o homem criava e também destruía” de Homem Primata, resume muito o espírito do trabalho. Nessa edição comemorativa, as mexidas na mixagem deu um “upgrade” a mais, tornado as canções ainda mais fortes, destacando principalmente o trabalho de Tony Bellotto e Marcelo Fromer nas guitarras.


A Edição Comemorativa traz um disco bônus, a rara demo gravada na pré-produção de Cabeça Dinossauro. Versões cruas, algumas foram mudadas quase totalmente para entrarem no disco, como Bichos Escrotos, com uma introdução e solos diferentes; a versão mais cadenciada de Família; e os experimentos quase atonais (!) de O Quê?. Vai Pra Rua, uma faixa que ficou de fora, mostra as caras oficialmente


Lançado em digipack em embalagem ecológica, o disco surpreendentemente soa atual nos dias de hoje, mesmo após 25 anos. Os Titãs lançaram para comemorar os 30 anos de banda, caindo em estrada novamente com a formação original em shows que estão sendo bem aclamados, inclusive em alguns tocando Cabeça Dinossauro na íntegra (como aconteceu na Virada Cultural). E que essa comemoração deixe os Titãs inspirados para o já anunciado novo disco para o ano que vem, para que retomem as forças que perderam depois de Titanomaquia nos anos 90.


(obs.: os 30 anos comemorativos marcado no CD é referente à história da banda, e não ao disco lançado em 1986)
 



Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.