Ultraje a Rigor vs. Raimundos - 2012 - O Embate do Século
A idéia concebida pelo produtor Rafael Ramos foi até interessante: juntar dois nomes do Rock nacional de épocas diferentes e fazer uma gravar versões da música de outras. Os escolhidos não poderia ter sido melhor: Ultraje a Rigor, uma das mais emblemáticas bandas que teve no Brasil e o Raimundos, talvez a única que teve uma força gigantesca nos anos 90.
A primeira parte vem com o Ultraje a Rigor fazendo famosas músicas dos Raimundos. As pancadarias naturais das canções deram espaço a arranjos mais cômicos, com a assinatura do Roger, um verdadeiro mestre da ironia. Puteiro em João Pessoa, O Pão da Minha Prima e I Saw You Saying foram certeiras nas gravações; Eu Quero Ver o Oco ficou um tanto quanto estranha sem aquele quase hardcore original; Selim ficou com um ar meio “brega”, ficando ainda mais sarcástica.
Já o Raimundos praticamente desconstrói as composições do Ultraje a Rigor. Não desmerecendo a genialidade do Roger, mas suas canções pelas mãos dos Raimundos ficaram ainda mais viciantes e rápidas, com uma pegada bem punk/hardcore. Rebelde Sem Causa, Nós Vamos Invadir Sua Praia e Inútil caíram como uma luva à sonoridade dos Raimundos; tentem escutar Eu Gosto de Mulher e Nada a Declarar parados: impossível!
Alguns detalhes deixaram um pouco a desejar no trabalho. As bandas tem um tipo de fazer ironias bem diferentes, então em algumas partes teve um pouco de falta de interpretação vocal da parte do Roger e do Digão, ou pequenas mudanças nas letras quase imperceptíveis para adaptar elas aos pensamentos atuais das bandas. Um registro legal, divertido, que pode trazer as duas bandas novamente na mídia e que resgata uma pequena parcela da história do Rock nacional.
Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.