Resenhas

Pedra - 19.11.2012 - SESC Consolação, SP

Por Fabiano Cruz | Em 25/11/2012 - 22:04
Fonte: Alquimia Rock Club

É totalmente gratificante saber que uma das melhores bandas de nosso Rock’ n’ Roll voltou às atividades. Depois de um pouco mais de um ano parados, Rodrigo Hid, Xando Zupo, Luis Dominguez e Ivan Scartezini, o Pedra, anunciou o retorno das atividades. E um retorno no mais alto nível! Já anunciaram o lançamento do terceiro trabalho para o ano que vem e marcaram algumas apresentações, o qual essa que foi realizado no SESC Consolação dentro do programa HQ Show, foi a apresentação que marcou oficialmente o retorno da banda aos palcos.


O projeto do SESC foi perfeito: juntar bandas com imagens de HQs em um telão disponibilizado; na estrada, uma banca com vários quadrinhos a venda – uma ótima iniciativa do SESC e um deleite para os amantes de HQs, o qual sou um deles. O Pedra caiu perfeito no programa, pois seu segundo trabalho foi lançado com uma HQ acompanhando o disco, sendo o show baseado nos conceitos artísticos musicais desse trabalho. O local não foi muito apropriado; o espaço cedido pelo SESC não é próprio para shows (inclusive com uma pilastra bem no meio do salão, atrapalhando quem via o show), mas por ser pequeno e comportando poucas pessoas, junto com amigos e familiares dos músicos, acabou criando um clima bem intimo.


E isso tornou a apresentação muito especial para quem estava lá. Os instrumentos preparados já mostravam o arsenal sonoro que a banda preparou para o dia, e sem rodeios algum, o Pedra começa com a instrumental Megalópole e sem pausa Filme de Terror e Queimada das Larvas nos Campos Sem Fim – uma das melhores composições do grupo. Ficou claro do nervosismo deles nessa volta, mas depois de Tô Indo a Mil, a banda começa a ficar mais a vontade, e com Hid no violão de 12 cordas, a bela Projeções e Nossos Dias, o Pedra já toma conta de todo o espaço que teve.


Com Hid indo pros teclados e a banda mais solta (inclusive Xando ficando muito mais a vontade, andando pra lá e pra cá), Longe do Chão e abre os momentos mágicos do show.  Apresentam uma canção nova, Luz da Nova Canção, uma composição que tem a total identidade da banda; Cuide-se Bem é apresentada pelo fato do próprio Guilherme Arantes, compositor da canção, de dado total aval para essa versão; Jefferson Messias foi uma psicodelia com sua sonoridade prog; e Estrada foi tocada com uma força e peso incrível. Letras Miúdas, talvez a mais conhecida da banda, termina essa parte, e o Pedra guardou para o fim Sou Mais Feliz.


Os músicos, mesmo com o nervosismo, mostraram alegria em estar de volta aos palcos e voltarem a tocar juntos. A banda está perfeita, nem parece que deram um tempo (o único porém foi a falta que senti de algumas músicas onde Xando toma os vocais principais), tanto que já tem mais shows marcados e já anunciaram que estão preparando o terceiro trabalho. E que dessa vez não parem nunca mais!


 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 


.
 



Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.




blog comments powered by Disqus