Resenhas

Porcupine Tree - 2012 - Octane Twisted

Por Fabiano Cruz | Em 27/12/2012 - 18:48
Fonte: Alquimia Rock Club

O Porcupine Tree não nos brinda com material novo desde 2009, ano de lançamento de The Incident; os quatros integrantes andam ocupadíssimos com outros pontos de suas carreiras, principalmente o líder Steven Wilson, o qual deu mais atenção nos últimos anos a sua carreira solo (que esteve no Brasil nesse ano de 2012 em um dos shows mais belos do ano). E para não deixar os fãs sem material novo, a banda lança o duplo CD/ DVD Octane Twisted, gravado em Chicago na turnê do último trabalho de estúdio. 


O show completo está nos CDs, onde o primeiro a banda gravou na íntegra o aclamado The Incident, e no segundo CD canções que passam por toda sua carreira. E o resultado não poderia ter ficado menos que fantástico... As faixas de The Incident caíram muito bem ao vivo; a banda reproduziu com detalhes todos os efeitos e arranjos da complexa composição, em uma atuação de deixar qualquer um impressionado; e além da técnica perfeita, a banda conseguiu tornar a obra ainda mais marcante pela interpretação que ganhou ao vivo. O segundo CD temos clássicos, e não tem como não se emocionar com as versões que temos aqui de Even Less, Arriving Somewhere But Not Here e com o momento mágico de Russian on Ice intercalada com The Pills I'm Taking, uma parte de Anesthezise.


O quatros integrantes são fantásticos em seus intrumentos, mas nessa apresentação a “cozinha” com Gavin Harrison e Colin Edwin se sobressai. Harrison é um maiores bateristas da atualidade, seu feeling e precisão é motivo de estudo a qualquer baterista que se preze, e Edwin tocou as famosas linhas criadas para as canções com espaço para momentos de pequenos improvisos, tornando o som do baixo um dos mais gostoso de ouvir. As habilidades de todos não deixa em nenhum momento a apresentação cair em marasmo, mesmo as composições intercalarem passagens bem progressivas e atmosféricas.


O som gravado é limpo e perfeito, mais uma tacada de mestre de Wilson, onde está se tornando um dos maiores produtores da indústria musical. O DVD, que contém somente a parte do show onde The Incident é apresentada, tem ótimas imagens e um jogo de câmeras simples, mas que não perde nada do palco (talvez por aqui o principal foco ser no áudio, ao contrario dos lançamentos em DVD que tem super produções no vídeo, a produção das filmagens são mais simples que lançamentos de shows atuais). Um lançamento perfeito e excelente, material obrigatório, o que nos faz ficarmos ainda mais esperançosos por um novo disco do Porcupine Tree
 



Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.




blog comments powered by Disqus