Vintersorg - 2012 - Orkan
Não podemos negar que Vintersorg é uma das mentes mais criativas e produtivas do Heavy Metal. Seus conceitos e composições sempre são acima do nível, e quanto menos esperávamos (inclusive porque ele lançou o excelente Urd com o Borknagar no mesmo ano) lança com sua carreira solo o magnífico Orkan, um trabalho que ele juntou toda a sua influência Black Metal, Folk e progressiva em oito composições que beiram a perfeição.
Desde a abertura de tirar o fôlego com Istid até o encerramento com a beleza rústica de Urvädersfången, Vintersorg esbanja criatividade, não somente no quesito composição, mas também nos minuciosos arranjos; as harmonias fora construídas em delicados detalhes, as melodias trazem reminiscências do folclore escandinavo e as variadas orquestrações são pauta para estudos detalhados. E Vintersorg “brinca” com todos esses elementos: Polarnatten oscila com naturalidade entre os elementos mais progressivos com os mais extremos; Myren tem ousadias nas texturas sonoras que poucos se arriscariam a fazer; a faixa título tem um piano que beira as rédeas do erudito confrontando com sonoridades mais folclóricas.
Vintersorg toca todos os instrumentos, menos a bateria a cargo de seu fiel companheiro Mattias Marklund; e muito das características próprias das canções estão justamente no trabalho que esse excepcional baterista deu em seu instrumento, com variações e timbre muito bem colocados e criados. A gravação limpa ajuda também na perfeição do trabalho, pois o uso de variados instrumentos e arranjos complexos não ficaram em nenhum momento embolado. Um trabalho que tem que estar por obrigação na coleção de qualquer amante da boa música, e um dos melhores de 2012 dentro do Heavy Metal.
Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.