Resenhas

My Dying Bride - 2012 - A Map of All Our Failures

Por Fabiano Cruz | Em 20/01/2013 - 21:09
Fonte: Alquimia Rock Club

O My Dying Bride carrega com louvor o Doom Metal, sendo uma das principais representantes do estilo. Após For Lies I Sire, a banda recriou seus clássicos em forma erudita em Evinta e lançou o EP The Barghest O’ Whitby, com uma única canção com seus quase 30 minutos, inovando e ousando dentro do estilo. Com isso em mente, o My Dying Bride voltou à suas raízes, mas sem deixar as inovações e experimentos de lado. O Resultado saiu em A Map of All Our Failures, um dos melhores registros da extensa discografia do ingleses.


Todos os elementos já usados em carreira, as mentes criadoras de Aaron Stainthorpe e Andrew Craighan, remanescentes da formação original, trabalharam de forma magnífica deixando as músicas com um pesado e obscuro como nunca antes visto no My Dying Bride; isso tornou a melancolia já característica ainda mais forte: músicas como a abertura com Knell Till Doomsday e The Poorest Waltz deixa qualquer um atordoado.


Craighan minuciosamente criou linhas melódicas perfeitas e harmonias belíssimas, em Like a Perpetual Funeral a guitarra fala por si mesma em uma das mais belas composições da banda. Todos os músicos criaram em seus instrumentos texturas e emoções grandiosas, mas o destaque – novamente – ficou com Stainthorpe, um dos melhores vocalistas da atualidade. Suas interpretações tocam os mais profundos sentimentos do ouvinte e cada vez mais se aperfeiçoa nos timbres e variações; a faixa título nos brinda com um belo duelo entre seu canto e o violino de MacGowan. Tão importante quando a sonoridade, são as letras, que trazem muito do clima melancólico, Abandones As Christ dá aquela sensação que tudo está perdido, sem nenhuma salvação...


O trabalho foi lançado em uma edição especial com DVD e uma faixa bônus, My Faults Are Your Reward; e a banda já falou em entrevistas que tem mais músicas gravadas da sessão de A Map of All Our Failures, que poderiam estar no disco, mas guardaram para futuros lançamentos. Com um trabalho desse nível, o My Dying Bride se mantém no topo das bandas do Doom Metal, talvez até mesmo do Heavy Metal como um todo; resta agora torcer com esse lançamento a turnê mundial finalmente passar pela primeira vez em terras brasileiras.



 



Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.




blog comments powered by Disqus