Resenhas

Voivod - 2013 - Target Earth

Por Fabiano Cruz | Em 17/03/2013 - 20:16
Fonte: Alquimia Rock Club

Depois do falecimento de ‘Piggy’ D’Amour, o Voivod sempre viveu a sua sombra, dando aquela impressão de a cada lançamento ser o último da banda, principalmente pelas composições sempre terem sido calcadas em riffs e idéias deixados gravados pelo guitarrista. Porém Denis Belanger e Michael Langevin não deixaram se derrubar pelas tempestades; chamando novamente o baixista Jean-Yves Thériault para seu posto de onde nunca deveria ter saído e recrutando para as seis cordas Daniel Mongrain, o Voivod gravou o primeiro trabalho realmente como uma banda em anos, principalmente com a participação de Mongrain nas composições.


Target Earth é um trabalho recheado de composições técnicas e progressivas com a identidade da banda; Mongrain se adaptou perfeitamente à banda, tocando com precisão os complexos riffs da banda e deixando ao mesmo tempo sua marca, respeitando o passado dos canadenses. A faixa título abre como um furação com suas tortuosas passagens, que é seguida de Kluskap O’Kom em sua pegada Thrash bem tradicional. Mechanical Mind é um petardo Prog Thrash que assusta os ouvintes com a técnica precisa de”Blacky” Thériault – o que, aliás, pelo disco todo ele nos brinda com linhas de baixo quase surreais – em perfeita conjunção com a bateria de Langevin. Warchaic é uma viagem musical desnorteante, onde os vocais de Belanger fazem toda a diferença no clima criado. Resistance chama a atenção por ser uma música que brinca com os limites do Prog e do Punk, dois estilos totalmente antagônicos...


Mesmo com uma produção simples – assinada pela banda, tanto como a arte do disco, o disco soa bem atual nos parâmetros sonoros e deixando um pouco de “sujeira” na gravação; esse fator e a qualidade das composições, podemos dizer sem medo que é um dos melhores trabalhos da banda, deixando Target Earth ao lado de clássicos como Nothingface e Killing Tecnology. E para os colecionadores a banda lança em várias versões, como o LP duplo em vinil de 180 gramas e várias cores, sendo a em vermelho transparente a mais rara, limitada em somente 200 cópias e o Box-set com posters, cartões postais e um CD bônus “Live at Roadburn 2011”
 



Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.




blog comments powered by Disqus