Led Zeppelin - 2012 - Celebration Day
Lendas são lendas. E o Led Zeppelin é uma lenda da história do Rock’ n’ Roll, quiçá da música chamada por muitos de “popular”, uma banda que influenciou uma geração inteira e que ainda suas canções ecoam nos dias de hoje como clássicos absolutos. Depois que a banda encerrou suas atividades, raríssimas vezes tocaram juntos devido a atritos pessoais, sempre em apresentações razoáveis, mas a história permitiu que no dia 10 de Dezembro de 2007, em um evento em homenagem ao fundador do selo Atlantic, Ahmet Ertegün, a banda se apresentasse e gravasse a apresentação. Segurada por anos, o vídeo onde selecionados sortudos puderam ver, finalmente foi lançado em DVD e CD.
O que falar dos nobres senhores Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e o descendente direto das baquetas monstruosas da banda, Jason Bonham? Deixado as diferenças de lado, a banda estava afinadíssima no dia. Plant com parcimônia e inteligência soube trabalhar sua voz – as mesmas que ele mostrou em show recente no Brasil – em momentos onde por causa da idade não foi perdida nenhuma nota; Paul Jones rouba a cena, mostrando o quão foi importante para a banda, seja nas maravilhosas linhas de baixo ou nos arranjos de teclados, um monstro em palco; Page se mostrou um eterno “moleque”, agitando, se movendo, rindo a toda hora, a alegria estampada em sua face que passou para os riffs imortais de sua guitarra e em solos perfeitos; Jason Bonham completou com vigor o quarteto segurando as viagens sonoras da banda como o pai.
E o que falar de composições do porte de Ramble On, Nobody’s Fault But Mine, Dazed And Confused e Misty Mountain Hop? A banda tem inúmeros clássicos, e escolheram a dedo as canções... A abertura com Good Times Bad Times não poderia ter sido outra nessa apresentação especial, afinal é a primeira canção do primeiro disco; In My Time of Dying tem um peso absurdo e um Page afiado como navalha; For Your Life surpreende por ter sido a primeira vez a ser apresentada em público; No Quarter e Kashimir são momentos mágicos na apresentação, onde as músicas prende a total atenção de qualquer um. E por mais “batida” que seja, o momento mais emocionante fica por conta de Stairway To Heaven... Talvez a música mais conhecida do quarteto, aqui ela foi apresentada com uma enorme carga emocional por parte de Page e Plant...
A produção é perfeita. Os Cds de áudio tem qualidade nota dez e as filmagens foram feitas em câmeras cuidadosamente colocadas (tanto que a apresentação por conta do lançamento do material foi passado em salas de cinema pelo mundo todo, inclusive aqui no Brasil). Um momento simplesmente mágico que deve ser visto por muitas e muitas vezes (e com certeza fez muitos fãs lacrimejarem vendo esse material).
Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.