Resenhas

Metalmorphose - 2012 - Máquina dos Sentidos

Por Fabiano Cruz | Em 04/08/2013 - 21:22
Fonte: Alquimia Rock Club

Realmente é gratificante em pegar um disco de uma banda nacional e ver que as composições não ficam devendo em nada para bandas “gringas”. Ainda mais com material inédito de uma banda que sempre foi cultuada no Heavy Metal Nacional. Depois de voltarem a ativa e lançarem um disco ao vivo, o Metalmorphose lança Máquina dos Sentidos, o primeiro disco de fato da banda carioca.


O trabalho é perfeito. As músicas soam coesas, e o fato das letras serem em nossa língua natal, o material soa bem forte; as guitarras de PP Cavalcante e Leon Manssur – hoje substituído na banda pelo Marcos Dantas, que já fez história no Azul Limão – são limpas e com uma pegada firme; os riffs que criaram são contagiantes, em muitos momentos dando aquela vontade de ligar a “air guitar” e acompanhar. O destaque individual fica por conta de Tavinho Godoy... Seu timbre vocal é perfeito, soube trabalhar muito bem pequenas variações vocais, dando uma forte identidade nas canções. E não podemos esquecer da produção de Gustavo Andriewiski, que deixou o trabalho com uma sonoridade atual, porém sem deixar a banda esquecer aquela aura do metal nacional nos anos oitenta.


Com isso, o trabalho desfila belas jóias como a abertura – e homenagem a Roosevelt Bala – Jamais Desista, com riifs e refrão marcantes. Metrópole e Rumo as Estrelas mostram peso e velocidade sem cair no marasmo ou embolo sonoro dos instrumentos; Pelas Sombras tem um toque leve e muito bem encaixado de sonoridades mais progressivas; e a quase balada Livres Pra Sonhar carrega uma forte carga de emoção, junto com um maravilhoso solo de guitarra. As letras também chamam a atenção, muito bem escritas, sempre girando em torno de algum sentimento, como a faixa título, onde sua letra realmente nos faz parar para pensar em certas coisas.


Um trabalho já clássico no Heavy Metal nacional, onde o Metalmorphose mostra que sim, temos bandas e material de excelente qualidade em nosso pais, basta os amantes do estilo darem  realmente valor ao que é produzido aqui...



 



Fabiano Cruz

Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.




blog comments powered by Disqus