Soft Machine Legacy - 2013 - Burden of Proof
Quarenta anos de legado é para poucos, ainda mais dentro de um estilo que usa e abusa de experimentalismos – ou seja, quase totalmente fora do nicho comercial. John Etheridge, Roy Babbington, John Marshall e Theo Travis são os senhores responsáveis em manter a chama do Soft Machine, sendo 3/ 4 do grupo da época que gravaram discos hoje clássicos. O Soft Machine Legacy lança por intermédio da Moonjune Rcords seu mais novo trabalho de estúdio, Burden of Proof, um disco que traz em seu total as características que marcaram a banda: um som meio jazz, meio bluesy, carregado de improvisos e conduções rockers, tudo juntado num caldeirão experimental
E quem pense que todas essas influências soem um amontoado de som sem nexo, estão enganados... Anos de estrada a banda adquiriu uma maestria ímpar em como compor e conduzir músicas riquíssimas cheias de informações sem soar em nenhum momento cansativo. Um pouco dividido em duas partes, o começo com a faixa título nos leva a um caminho mais “suave” no Jazz e no Blues, como também na Pie Chart. Voyage Beyond Seven tem um final que beira a livre interpretação, enquanto Kings And Queens nos mostra um lado mais "som ambiente" da banda em belas passagens harmônicas. Com Black And Crimson, uma composição com um pé no Jazz Rock dos anos setenta, abre espaço para músicas mais voltadas ao Rock, com destaque ao incrível balanço de Pump Room. O lado mais experimental nós vemos no meio das canções sem soar nada forçado, como nos ruídos de Fallout, e nas curtas vinhetas por todo o disco, como a percussiva JSP e nas idéias e texturas do contrabaixo em Going Somewhere Canorous?
Falar individualmente de cada músico é difícil. Hora a guitarra de Etheridge toma o espaço, sendo ocupado do nada pela bateria de Marshall, que some diante das notas graves de Babbington que em momentos mal ouvimos por causa das maravilhosas melodias de Travis na flauta e no sax; o ponto é que a banda soa coesa em todo momento, com todos tendo seu espaço e mostrando suas virtuosidades! Mais um grande trabalho nesse legado que faz o Soft Machine uma das maiores bandas que surgiu no mundo prog.
Músico formado em composição e arranjo, atualmente expande seus estudos musicais na UNIS em licenciatura. Possui DRT em Jornalismo e Produtor Cultural e trabalha na área de criação musical, com já fez trabalhos em produções artísticas, rádio e TV.