Resenhas

Noturnall - 29.03.2014 - Carioca Club, São Paulo, SP

Por André BG | Em 01/04/2014 - 17:25
Fonte: Alquimia Rock Club

O Noturnall nada mais é do que a continuação da ultima formação do Shaman, com exceção do baterista Aquiles Prister. A banda lançou recentemente seu primeiro trabalho que vem recebendo ótima repercussão por parte da mídia especializada e do publico. E logo de cara iniciando em grande estilo a turnê, resolveram marcar esse show beneficente e gratuito (um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo) em apoio a Casa Hope, instituto de apoio às crianças com câncer. Show esse que também foi gravado para a gravação de um DVD. Os ingressos foram esgotados em poucos dias, sendo assim era obvio que o Carioca Club em São Paulo estaria lotado para o primeiro show da turnê.


Antes do show um fato chamou a atenção dos presentes em relação ao layout diferente do palco, que acabou ficando pequeno para os equipamentos monstruosos da banda, em particular a bateria de Aquiles, que não pode ficar tradicionalmente no fundo e ao centro do palco, mas sim em um dos cantos, ocupando quase a metade do espaço, e o mesmo pode ser dito dos teclados de Junior Carelli. O Carioca Club não é uma casa ruim, mas a gravação de um DVD de uma banda que possui equipamentos de tal porte deveria ser em um palco um pouco maior.


Pontualmente as 19:00 horas conforme haviam anunciado, os integrantes aparecem no palco para dar as boas vindas ao publico e pedir a colaboração de todos para que tudo ocorresse perfeitamente nessa noite especial. Após alguns minutos as luzes se apagam para então começar a apresentação, com um som impecável iniciam com No Turn At All, faixa que também abre o álbum, seguida de St. Trigger e Inferno Veil do Shaman, única da antiga banda dos caras a ser executada na noite. Músicas como Zombies, Master of Deception e Hate já caíram no gosto do publico, sendo cantadas por todos os presentes, conduzidos pelo vocalista Thiago Bianchi que mostrou estar em noite mais que inspirada em uma incrível performance.


Aquiles Priester, que se encaixou perfeitamente a banda formando uma cozinha precisa com o baixista Fernando Quesada, também deu seu show a parte como sempre, em um solo empolgante, acompanhado dos teclados de Junior Carelli. Após o solo do Aquiles, o guitarrista Léo Mancini anuncia uma pequena pausa técnica para trocar os rolos das fitas, mesmo nessa era digital em que vivemos. Apesar de distrair todos com seu violão nesse intervalo, o cara não pareceu estar brincando, o que causou certo ponto de interrogação na cabeça de alguns, inclusive na cabeça desse que vos escreve, já assisti algumas gravações de DVD e nunca tinha visto isso...


Na sequencia Thiago Bianchi anuncia o primeiro convidado da noite, Luis Fernando Venturelli, garoto de 13 anos, para tocar cello em Last Wish, musica que também contou com a participação do garoto prodígio no álbum. Ainda com a participação de Venturelli, Thiago Bianchi diz “ele é capaz de fazer muito mais que isso!”, e mandam Symphony of Destruction do Megadeth para o delírio de todos. O Léo Mancini também teve seu momento à parte no show mandando alguns solos e o Hino Nacional Brasileiro no palco com a bandeira do Brasil. Na volta dos demais integrantes ainda mandam Fake Healers e Sugar Pill antes de Thiago Bianchi anunciar Russell Allen (Symphony X e Adrenaline Mob) para o momento mais aguardado da noite, nem precisa falar que o cara foi extremamente aplaudido, mandando Nocturnal Human Side, faixa que ele também participa no CD e o desfecho final mais que especial com Stand Up And Shout do Dio e War Pigs do Black Sabbath.


Ainda que seja uma continuação do Shaman, o Noturnal mostrou nessa sua grande estréia que não pretende viver desse passado, tendo uma personalidade bem particular e agressiva que os coloca entre os grandes do metal nacional e com potencial para alcançar voos mais altos.
 

Setlist 19:05 / 20:55
No Turn at All/ St. Trigger/ Inferno Veil (Shaman)/ Zombies/ Master of  Deception/ Hate/ Octopus (Aquiles Priester solo)/  Last Wish/ Symphony of Destruction (Megadeth)/ Brasil (Hino Nacional)/ Fake Healers/ Sugar Pill/ Nocturnal Human Side/ Stand Up and Shout (Dio cover)/ War Pigs (Black Sabbath cover)


Noturnall - 2014 - Noturnall


A principio o Noturnall seria o próximo álbum do Shaman, porem, no fim de 2013 a banda anuncia o álbum como um novo projeto, contando agora com o baterista Aquiles Priester (Hangar, ex-Angra) que caiu como uma luva na banda. É obvio que o Noturnall é uma continuação da ultima formação do Shaman, que contava com Thiago Bianchi nos vocais, Léo Mancini na guitarra, Fernando Quesada no baixo e Junior Carelli nos teclados, porem com uma pegada um pouco mais pesada e moderna, o que até vinha sendo mostrado nos últimos trabalhos da banda, mas agora de uma forma bem mais evidente, partindo para um lado menos melódico e mais Power Metal, o que podemos conferir logo de cara em No Turn At All, pancada que abre o álbum. O CD conta com a ótima produção da própria banda e do renomado vocalista Russell Allen (Symphony X e Adrenaline Mob) que também participa na faixa Nocturnal Human Side, desnecessário dizer que é um dos destaques do trabalho, a faixa também conta com a participação de Guga Machado na percussão. Master of Deception é outra que merece ser destacada, com ótimos riffs e solos de guitarra e com passagens que beiram o Thrash Metal. Apesar de mais pesado e moderno como já citado, ainda podemos conferir alguns resquícios de Shaman no som da banda em Last Wish, musica que conta com a participação do garoto prodígio de 13 anos Luiz Fernando Venturelli no violoncelo; mas são musicas como Fake Healers que provavelmente irão fazer o publico agitar nos shows. Vale destacar também a bela arte da capa e o encarte, que ao ser desdobrado vira um mini pôster bem legal. Levando em conta a já conhecida qualidade indiscutível desses músicos e a repercussão que vem tendo esse trabalho fica fácil dizer que o Noturnall será logo um dos principais nomes do metal no Brasil.



 



André BG



blog comments powered by Disqus