Jeremy Irons & The Ratgang Malibus - 05.12.2015 - Superloft, São Paulo, SP
O histórico festival Banana Progressyva comemorou esse ano 40 anos de sua realização. E como parte dessas comemorações o festival trouxe pela primeira vez a São Paulo nesse ultimo sábado os suecos do Jeremy Irons & The Ratgang Malibus, uma revelação do Stoner Rock europeu que ainda contou com as bandas de abertura Muddy Brothers e Muñoz.
O evento foi realizado no Espaço de Entretenimento e Cultura Urbana Superloft, novo complexo multicultural de São Paulo projetado dentro de 40 containers. A casa surpreendeu de forma muito positiva, principalmente com relação ao som, já que havia certa desconfiança de quem ainda não conhecia a casa pelo fato de sua construção ser feita inteiramente por containers de metal, algo que teoricamente dificultaria uma boa acústica, mas o resultado final foi muito bom.
Por volta das 18h30min a primeira banda a se apresentar subiu ao palco, o Muddy Brothers, trio de Blues Rock formado em 2012 em Vila Velha/ES por João Lucas (vocal e gaita), Will Just (guitarra e violão) e Renato Just (bateria), (isso mesmo, não tem baixista). Com o público ainda tímido e pequeno, o trio capixaba fez uma apresentação calcada no seu álbum de estreia Handmade (2013) e em seu ultimo EP Seasick de 2014, mostrando um Blues Rock muito bem feito, influenciado pelo Delta Blues americano e pelo Rock ‘n’ Roll dos anos 70, resultando num som bem encorpado (apesar da banda não ter um baixista) e que agradou muito o publico presente.
Após menos de 20 minutos de intervalo, era vez dos mineiros do Muñoz mostrarem seu blues/rock/stoner. Formado em Uberlândia pelos irmãos Mauro (guitarra e vocal) e Samuel Fontoura (bateria), o Duo agitou o publico (já em maior numero) com um som pesado e muito energético, mandando um setlist calcado em seu ultimo álbum, Nebula, lançado em 2014. Foi impressionante ver o que apenas dois caras foram capazes de fazer ao vivo em cerca de 45 minutos.
Pontualmente as 21 horas, já com uma presença bem melhor de público (cerca de 200 pessoas), era vez dos suecos do Jeremy Irons & The Ratgang Malibus mostrarem seu Stoner Rock pela primeira vez para o publico de São Paulo. Já há 11 anos na estrada, o quarteto de Estocolmo formado por Karl Apelmo (vocal e guitarra), Micke Pettersson (guitarra), Viktor Källgren (baixo) e Henke Persson (bateria) vem se destacando na Europa com um Stoner Rock bem particular e com pitadas psicodélicas, fizeram uma apresentação muito competente, agradando em cheio quem esperava ansioso para vera a banda ao vivo. A apresentação que teve como base o mais recente álbum, Spirit Knife, lançado em 2014, mostrou uma banda que se comunicou pouco com o público, mas fez uma apresentação praticamente irretocável, tendo apenas um momento um pouco mais morno quando uma das cordas da guitarra de Karl Apelmo estourou em uma das musicas, mas logo sua Fender Jaguar foi substituído pela Fender Stratocaster de Will Just do Muddy Brolhers e o show continuou sem mais problemas.
Foi uma apresentação de pouco mais de uma hora, que deixou uma ótima impressão sobre a banda para o publico de São Paulo e com certeza as portas abertas para shows futuros.
Atual Editor Chefe
Facebook: https://www.facebook.com/andre.alvesbg.5
Instagram: https://www.instagram.com/andrealvesbg/