HonorSounds Festival - 02.07.2016 - Audio Club, São Paulo, SP
Memorável! Assim pode ser definida a edição desse ano do HonorSounds Festival, evento que contou com o Suicidal Tendencies como atração principal, tendo a participação mais que especial de Dave Lombardo (ex-Slayer, Philm) na bateria. Isso já seria um motivo mais que suficiente para o publico comparecer em massa na Audio Club em São Paulo, mas o festival ainda contou com nomes de peso do cenário nacional como Ratos de Porão, Oitão e Tolerância Zero.
Por volta das 19h45m, com um publico ainda razoável na casa e com o som longe do ideal, o Tolerância Zero deu o ponta pé inicial no festival, subindo ao palco para mostrar seu Hardcore furioso que marcou época no underground nacional no fim dos anos 90 e inicio da década de 2000. Fora de atividade há cerca de 5 anos, a banda formada por Campa (vocal), Pé (guitarra), Thiago (baixo) e o novato Leko (bateria), voltou com cede de destruir tudo no palco, agitando o publico presente com pedradas mais que conhecidas como “Azar”, “Porcuntroço” e “Ninguém Presta”. Destaque também para a nova “Tudo Loco” e “Quem é Normal”, que contou com a participação de Rossi do Pavilhão 9 nos vocais. A cede e a empolgação de estar de volta à ativa era tanta que o baterista Leko estourou a pele da caixa da bateria em “Magnata”. Alguns minutos foram necessários para fazer a troca do equipamento, mas logo a banda pode dar continuidade e finalizar sua apresentação de cerca de 40 minutos, com um saldo mais que positivo, deixando uma ótima expectativa nesse retorno da banda.
Set list Tolerância Zero:
1- Azar
2- Problema
3- Situação Brasileira
4- Porcuntroço
5- Mate Um Puritano
6- Ninguém Presta
7- Tudo Loco
8- Quem é Normal (Com participação de Rossi do Pavilhão 9 nos vocais)
9- Peso do Ódio
10- Magnata
11- Lado Bom
12- Cabaçada
13- Bueiro do Mundo
Após um intervalo de cerca de 25 minutos e com um som já bem melhor (com apenas algumas falhas no som da guitarra no inicio), era a vez do Oitão entrar em cena com seu Hardcore cru e brutal que vem crescendo e chamando cada vez mais atenção, fazendo da banda formada por Henrique Fogaça (vocal), Ed Chavez (baixo), Marcelo BA (bateria) e Ciero (guitarra) uma das melhores do estilo no país na atualidade, muito por conta de suas apresentações, que são mais que insanas e chamam a atenção por onde passam. E nessa ocasião não foi diferente, os caras simplesmente mataram a pau, com sons de seus dois álbuns, 4º Mundo e Pobre Povo, com destaque para as faixas título dos álbuns, além das porradas “Tiro na Rótula” e “Chacina”, todas já na ponta da língua da maior parte do publico, já em maior numero naquele momento, o que mostra todo o prestigio que vem sendo conquistado pela banda.
Mas sem duvidas um dos pontos altos da apresentação ficou por conta da participação de Túlio (vocal do D.F.C) que mandou “Molecada 666” de sua banda e “Isto é Olho Seco”, clássico da banda Olho Seco. Com o publico nas mãos o Oitão encerrou seu show com “Imagem da Besta”, mostrando para aqueles que ainda não tinham visto a banda ao vivo o motivo de ser uma das melhores bandas de Hardcore da atualidade no Brasil.
Set list Oitão:
1- Intro
2- Pobre Povo
3- Tormento
4- 4° Mundo
5- Podridão Engravatada
6- Doença
7- Tiro na Rótula
8- Chacina
9- Não Me Entrego Não
10- Maldito Papel
11- Faixa de Gaza
12- Molecada 666 (D.F.C cover com participação de Túlio nos vocais)
13- Isto é Olho Seco (Olho Seco cover com participação de Túlio nos vocais)
14- Imagem da Besta
15- Intro
Já com a casa cheia e com o publico mais que aquecido, o Ratos de Porão deu inicio em sua apresentação. Celebrando os 25 anos do clássico álbum Anarkophobia de 1991, a banda vem tocando o álbum na integra e na mesma sequencia em seus shows. Sendo assim, a banda que conta com uma de suas melhores formações (junta desde 2004), com João Gordo (vocal), Jão (guitarra/backing vocal), Boka (bateria) e Juninho (baixo/backing vocal), mandou as perolas desse clássico álbum, uma a uma, para alegria de seus fãs, que puderam conferir além de clássicos já normalmente presentes nos shows da banda como “Ascensão e Queda”, “Anarkophobia” e “Igreja Universal”, algumas outras perolas não tocadas há muitos anos ou com tanta frequência como “Sofrer”, “Mad Society” e a clássico cover dos Ramones “Commando”.
Após ter tocado o clássico álbum na integra, a banda já não precisava fazer mais nada, mas ainda mandaram mais algumas porradas como “Conflito Violento”, do mais recente trabalho, Século Sinistro (2014) seguida de “Jardim Elétrico”, cover dos Mutantes que aparece como faixa bônus da versão em CD do “Anarkophobia” e uma sequencia matadora com “Amazônia Nunca Mais”, “Crucificados Pelo Sistema”, “Herança”, “Beber Até Morrer” e “Aids, Pop, Repressão”, encerrando o show de cerca de uma hora em grande estilo.
Sem exagero algum, o Ratos de Porão faz uma das melhores e mais intensas performances de Hardcore do Mundo, e isso ficou bem evidente nessa noite, simplesmente comeram os instrumentos com farinha no palco, em um entrosamento perfeito entre seus integrantes.
Set list Ratos de Porão:
1- Contando os Mortos
2- Morte ao Rei
3- Sofrer
4- Ascensão e Queda
5- Mad Society
6- Ódio 3
7- Anarkophobia
8- Igreja Universal
9- Commando (Ramones cover)
10- Escravo da T.V.
11- Conflito Violento
12- Jardim Elétrico (Os Mutantes cover)
13- Amazônia Nunca Mais
14- Máquina Militar
15- Crucificados Pelo Sistema
16- Herança
17- Beber Até Morrer
18- Aids, Pop, Repressão
Por volta das 23h30m e com o publico ainda em êxtase com o que já haviam visto até o momento, eis que o pequeno Max, filho de Baffo Neto (vocalista da banda Capadocia) anuncia o show dos norte americanos do Suicidal Tendencies, que entraram em campo com a jogo ganho, para apenas encerrar a noite com chave de ouro, e não decepcionaram em sua única apresentação no Brasil nessa turnê.
Com uma banda afiadíssima liderada pelo sempre carismático vocalista Mike Muir, acompanhado de Dean Pleasants (guitarra solo), Jeff Pogan (guitarra), Ra Díaz (baixo) e do lendário baterista Dave Lombardo (ex-Slayer, Philm), o Suicidal Tendencies fez um show no mínimo inesquecível, abrindo logo de cara com a clássica “You Can’t Bring Me Down”, seguida de outra não menos clássica “Two Sided Politics”, para então Mike Muir dar um olá ao publico, dizendo o quanto estava feliz em estar ali. E falar em clássicos nessa apresentação seria chover no molhado, já que a maior parte do set foi calcado em temas mais antigos, dos álbuns dos anos 80 e inicio dos anos 90, o que foi um prato cheio para os fãs, que respondiam a altura a incrível performance da banda que executou perolas do nível de “Go’n Breakdown”, “Trip at the Brain” e “War Inside My Head”.
Mas foi em “Possessed to Skate” que ocorreu o momento mais inusitado da noite, com Mike Muir convidando alguns fãs para subir ao palco, que logo se tornaram vários, com uma invasão geral ao palco com a banda executando “I Saw Your Mommy” também com a presença dos fãs no palco, um momento simplesmente magico de ser presenciado. Na sequencia, a organização do evento precisou pedir para que o publico deixasse o palco para o show prosseguir. Tal fato poderia ter ocasionado muitos problemas, como lesões no publico, já que muitos subiam e pulavam do palco de forma descontrolada e também danos aos equipamentos, levando em conta a multidão que ocupava o palco. Mas tudo deu certo e aparentemente ninguém se feriu, e com exceção de alguns problemas no som de um dos microfones no decorrer do restante da apresentação, nenhum grande dano foi causado nos equipamentos e a banda pode dar sequencia no show sem maiores problemas.
Com o publico nas mãos, a banda ainda mandou “How Will I Laugh Tomorrow?” e “Pledge Your Allegiance” antes de deixar o palco para o tradicional bis com “Institutionalized” e “I Want More”, fechando esse show inesquecível em grande estilo. Sem duvidas, um dos melhores shows do ano até aqui.
Suicidal Tendencies Set list:
1- You Can’t Bring Me Down
2- Two Sided Politics
3- Go’n Breakdown
4- Trip at the Brain
5- Freedumb
6- War Inside My Head
7- Subliminal
8- Send Me Your Money
9- Who’s Afraid?
10- Possessed to Skate
11- I Saw Your Mommy
12- Cyco Vision
13- How Will I Laugh Tomorrow?
14- Pledge Your Allegiance
Bis:
15- Institutionalized
16- I Want More
Atual Editor Chefe
Facebook: https://www.facebook.com/andre.alvesbg.5
Instagram: https://www.instagram.com/andrealvesbg/