Rock na Praça - 04.09.2016 - Vale do Anhangabaú, São Paulo, SP
O Rock na Praça é um projeto Idealizado pelo renomado baterista Fabricio Ravelli, que tocou no grande Harppia e também na lendária banda de Thrash Metal norte-americana Hirax.
Em sua 4º edição, o evento que é totalmente gratuito, ganhou uma proporção e visibilidade ainda maior, com grandes nomes do Metal nacional, tendo seu local transferido da Rua 24 de Maio no centro de São Paulo, (em frente a famosa Galeria do Rock) para o Vale do Anhangabaú, um lugar bem mais amplo, que recebeu um numero enorme de pessoas que puderam conferir shows de altíssimo nível e com uma estrutura simples, porem muito boa e profissional.
A apresentação do evento ficou por conta de Rodrigo Branco, locutor da radio Kiss FM, que apresentou todas as atrações do festival. E a primeira banda a se apresentar foi o Kisser Clan, projeto idealizado com intuito de prestar tributo aos grandes nomes do Rock/Metal, formado por Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, seu filho Yohan Kisser (guitarra), Gustavo Giglio (baixo) e Amilcar Christófaro (Torture Squad, bateria), substituído nesse show por Leo Baeta, por conta de compromissos com sua banda principal que está em turnê pelo Brasil. A banda começou sua apresentação logo de cara com “Ace Of Spades” do Motörhead, o que foi o suficiente para ganharem a simpatia do publico, que foi brindado por mais outras perolas que ditaram o ritmo da apresentação, com destaque para “Breaking The Law” do Judas Priest, “War Pigs” do Black Sabbath e “Motorbreath” do Metallica, essa ultima com a participação mais que especial de Fabricio Ravelli na bateria. E a trinca final de clássicos dessa abertura de luxo do Rock na Praça ficou por conta de “Wrathchild” do Iron Maiden, “Rock and Roll All Nite” do Kiss e “Refuse/Resist” do Sepultura, com Bruno Teixeira, (baixista do Desalmado) no vocal, dando números finais a apresentação de quase uma hora.
Kisser Clan Set list:
1- Ace Of Spades (Motörhead)
2- Am I Evil (Diamond Head)
3- Helter Skelter (The Beatles)
4- Breaking The Law (Judas Priest)
5- Rock 'N' Roll Damnation (AC/DC)
6- The Zoo (Scorpions)
7- War Pigs (Black Sabbath)
8- Skeletons of Society (Slayer)
9- Motorbreath (Metallica, com Fabricio Ravelli na bateria)
10- Wrathchild (Iron Maiden)
11- Rock and Roll All Nite (Kiss)
12- Refuse/Resist (Sepultura, com Bruno Teixeira do Desalmado no vocal)
Em cerca de 30 minutos o palco já estava pronto para a apresentação do Gloria. Havia uma grande expectativa em volta da apresentação da banda, tanto por parte de seus fãs, como por parte da organização do evento e mídia especializada, já que nas semanas que antecederam o show, muito se falou em redes sociais sobre a forma como a banda seria recebida por parte do publico, que demostrava insatisfação com a inclusão da banda no cast do festival. Mas tudo correu bem, com a recepção calorosa dos fãs da banda se sobressaindo diante de algumas vaias, sendo assim, a banda formada por Mi Vieira (vocal), Elliot Reis (guitarra e vocal), Peres Kenji (guitarra), Thiago Abreu (baixo) e Leandro Ferreira (bateria) fez uma apresentação mais que digna, agradando em cheio seus fãs com musicas como “É Tudo Meu”, “A Arte de Fazer Inimigos” e “Pressagio”, executadas por uma banda muito bem entrosada, com destaque para o carismático vocalista Mi Vieira, que soube agitar e conduzir muito bem o show. As porradas “Bicho do Mato” e “Asas Fracas” encerraram a apresentação do Gloria em grande estilo, com um saldo mais que positivo, principalmente para quem esperava por uma recepção hostil por parte do publico, méritos para a banda, que soube se portar muito bem diante de uma situação, que pelo menos a principio seria adversa.
Gloria set list:
1- Desalmado
2- Vai Pagar Caro Por Me Conhecer
3- É Tudo Meu
4- Anemia
5- A Arte de Fazer Inimigos
6- Sangue
7- A Chama
8- Pressagio
9- Bicho do Mato
10- Asas Fracas
Já passavam das 18 horas e a noite se iniciava no centro da capital paulista quando os veteranos do Korzus deram inicio a sua apresentação. Com seus mais de 30 anos de estrada e dona de uma das performances mais avassaladoras do Metal nacional, a banda formada por Marcello Pompeu (vocal), Dick Siebert (baixo), Heros Trench (guitarra), Antônio Araujo (guitarra) e Rodrigo Oliveira (bateria) fez um show digno de sua história, que só não foi impecável por conta de alguns problemas no som da guitarra de Heros Trench nas primeiras musicas, mas nada que tenha tirado o brilho da apresentação e a empolgação dos fãs, que foram presenteados com um inicio de show arrasador com porradas como “Guilty Silence”, “Bleeding Pride” e “Never Die”. Temas em português como “Vampiro” do mais recente álbum Legion (2014) e a clássica “Correria”, foram alguns dos destaques da apresentação. O riff inicial de guitarra inconfundível de “Internally” foi um convite para o publico bangear e agitar sem parar, para logo na sequencia Pompeu convidar ao palco o vocalista Nando Fernandes (ex-Hangar) para mandar “Raise Your Soul” do álbum Discipline of Hate (2010). O show se aproximava do final, quando a banda resolveu presentear seus fãs mais antigos com a clássica “Guerreiros do Metal”, nem precisa falar que os fãs mais saudosos foram ao delírio com essa perola das antigas. Mas o desfecho do show de uma hora exata de duração ficou por conta de “Legion”, musica que também encerra seu ultimo álbum, com a banda deixando o palco debaixo de muitos aplausos, após mais um show arrasador.
Korzus Set list:
1- Intro
2- Guilty Silence
3- Bleeding Pride
4- Never Die
5- What Are You Looking For
6- Discipline of Hate
7- Vampiro
8- Correria
9- Agony
10- Internally
11- Raise Your Soul (com Nando Fernandes no vocal)
12- Guerreiros do Metal
13- Legion
Por volta das 19h45m o palco já estava pronto para a atração principal. O Angra vem em uma turnê comemorativa dos 20 anos do seu clássico segundo álbum Holy Land, mas a banda atualmente formada por Rafael Bittencourt (guitarra, violão e backing vocal), Felipe Andreoli (baixo), Bruno Valverde (bateria), Fabio Lione (vocal) e Marcelo Barbosa (guitarra) que substitui Kiko Loureiro que esta com o Megadeth, fez uma apresentação bem diferente do que vem fazendo, a começar pela ausência de seu vocalista, que tinha compromisso com sua outra banda Vision Divine, no mesmo dia.
Sendo assim a banda resolveu convidar alguns amigos para fazer esse show, que teve um set list bem diferente do normalmente apresentado, começando com “Wings of Reality” do álbum Fireworks de 1998 com Bruno Sutter nos vocais, seguida da clássica “Nothing to Say” do Holy Land, nessa Rafael Bittencourt chamou Alírio Netto (Age of Artemis, Khallice, HeavyPop) ao palco para comandar os vocais, que interpretou muito bem a musica. Na sequencia Rafael Bittencourt também mostrou seus dotes como vocalista em “Waiting Silence”.
BJ do Tempestt, foi mais um convidado a adentrar o palco para cantar “Heroes of Sand” do álbum Rebirth (2001), interpretando muito bem uma das surpresas mais agradáveis do set list seguida de “Make Believe”, mais uma do Holy Land em mais uma ótima interpretação do carismático vocalista Alírio Netto. Em um clima de festa e muita descontração, Bruno Sutter foi mais uma vez chamado ao palco, dessa vez para mandar “Time”, sendo muito bem recebido e aplaudido pelo publico que lembrou com muito carinho de seu personagem Detonator.
Na sequencia, Rafael Bittencourt mais uma vez mostrou seus dotes nos vocais, dessa vez em “Final Light” do mais recente álbum Secret Garden (2015), dedicando a musica ao vocalista Fabio Lione que não pode estar presente.
O show já se aproximava do final, quando Rafael chamou BJ mais uma vez ao palco, agora para mandar “Rebirth”, em mais uma ótima interpretação do vocalista.
Mas o momento mais magico do show ficou para o final, com os três vocalistas presentes no palco para o desfecho com a clássica “Carry On” emendada com “Nova Era”, dando números finais ao show de pouco mais de uma hora, curto para os padrões do Angra é verdade, mas o fato é que o saldo final foi bem positivo, já que não é todo dia que o publico tem a chance de presenciar um encontro desse. Fato ressaltado por Rafael, que fez questão de reforçar que o palco do Angra é bem grande e que muitos vocalistas passaram e muitos ainda podem participar do show da banda.
A 4º edição do Rock na Praça se encerrou com um saldo final mais que positivo em todos os aspectos, com apenas alguns pontos a que podem e devem ser melhorados é verdade, mas o fato é que o evento cresceu muito desde sua primeira edição e definitivamente se consolidou com essa edição, não havendo nenhum motivo para não entrar definitivamente na agenda cultural da cidade de São Paulo. Todos os envolvidos estão de parabéns pela iniciativa.
Angra set list:
1- Wings of Reality (com Bruno Sutter nos vocais)
2- Nothing to Say (com Alírio Netto nos vocais)
3- Waiting Silence (com Rafael Bittencourt nos vocais)
4- Heroes of Sand (com BJ do Tempestt nos vocais)
5- Make Believe (com Alírio Netto nos vocais)
6- Time (com Bruno Sutter nos vocais)
7- Final Light (com Rafael Bittencourt nos vocais)
8- Rebirth (com BJ do Tempestt nos vocais)
9- Carry On/Nova Era (com os 3 vocalistas)
Atual Editor Chefe
Facebook: https://www.facebook.com/andre.alvesbg.5
Instagram: https://www.instagram.com/andrealvesbg/